segunda-feira, julho 22, 2013

Disputa pelo jovem - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 22/07

Veja por que, para o futuro da Igreja Católica, são importantes eventos como este da Jornada Mundial da Juventude.
Pesquisa do Data Popular, de Renato Meirelles, concluiu que o percentual de pessoas que se dizem católicas entre os mais velhos (com 50 anos ou mais) é 30% maior do que o percentual de brasileiros com idades de 16 a 24 anos que declaram seguir a religião do Papa Francisco.

E mais...
Já as igrejas evangélicas atraem mais jovens do que idosos.

Calma, gente
Tem palestino revoltado com o nosso Gilberto Gil.
Eles invadiram o site do querido cantor com apelos para que ele não se apresente em Ashdod, cidade de Israel, no dia 30.

Igual a Marley
Virou febre entre as patricinhas cariocas fazer aquele “dread” nos cabelos. As meninas separam mecha por mecha e fazem o penteado, tornando os fios embaraçados e duros.
Na Praia de Ipanema, o visual custa uns R$ 50.

Lobista do Google
O pessoal que defende a nova Lei do Direito Autoral diz que por quase um ano o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Ivo da Motta Azevedo, sentou em cima do anteprojeto.
Semana passada, o “Correio Braziliense” disse que Ivo atuou como lobista do Google entre 2008 e 2011.
A conferir.

No mais,
Bem-vindo Papa Chico. Receba o abraço do Rio e do Brasil.

A paisagista lésbica
“Flores Raras”, sobre o romance entre a poeta americana Elizabeth Bishop e a paisagista carioca Lota de Macedo Soares, já foi comercializado para mais de dez países. Nos EUA será lançado em novembro.
O filme de Bruno Barreto, com a atriz australiana Miranda Otto e a brasileira Glória Pires, estreia em 150 salas brasileiras a partir de 16 de agosto.

Direitos humanos
Durante a Jornada Mundial da Juventude, o diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello, morto no Iraque num atentado terrorista em 2003, vai ser homenageado.
A OAB do Rio vai colocar uma placa ao lado do Monumento à Paz Mundial, no Centro, ressaltando a dedicação de Vieira na defesa dos direitos humanos.

A cor do artista
O querido ator Tonico Pereira discordou da nota da coluna, ontem, que registrava curiosidade racial na última eleição do Sindicato dos Artistas do Rio, com uma chapa de maioria negra e outra de maioria branca:
— Pode passar a ideia errada de que não era uma disputa sindical e sim racial. A beleza do Brasil está na mistura de raças.
Tem razão.

Discriminar jamais
O ministro Marcelo Neri lança hoje uma pesquisa do Ipea sobre juventude, que mostra muito bem a diferença de opinião de acordo com a faixa de idade.
A importância da eliminação do preconceito e da discriminação preocupa, por exemplo, 3,6% mais os jovens entre 15 e 29 anos do que aqueles com mais de 30.

Reduto sacro
O Papa Francisco, como se sabe, sai hoje de papamóvel da Catedral, na Avenida Chile, quase na Lapa, o bairro boêmio do Rio.
A proximidade faz o bar Santo Scenarium, que tem decoração sacra com mais de 300 imagens, esperar uma pequena multidão para celebrar o visitante.

Horror na Rocinha
Uma rinha de passarinhos continua ativa na Rocinha.
Aos domingos, a turma se junta para ver os pobres bichinhos brigarem.
O dono do negócio faz comércio de aves raras.

A dor da Portela
Um grupo da bateria da Portela, batendo surdo, participará amanhã, quando a chacina da Candelária completa 20 anos, do ato simbólico na Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Botafogo, lembrando o massacre.
O ato, como a coluna registrou, será feito após a missa do Papa Francisco, ali perto, na Praia de Copacabana.

Abalando estruturas
Corre na 8ª Vara Federal do Rio uma ação popular contra o TRE do Rio. Questiona se o novo prédio do tribunal, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, não irá afetar as estruturas e a ambiência do vizinho e abandonado Hospital Escola São Francisco de Assis, da UFRJ, que é um tombado.

Nenhum comentário: