terça-feira, julho 09, 2013

Combater a inflação - EDITORIAL FOLHA DE SP

FOLHA DE SP - 09/07

Alta de preços exige ação clara também do governo, e não só do Banco Central, que mostra disposição para elevar taxa de juros


O índice oficial de inflação do mês de junho sem dúvida provocou certo alívio no governo e no mercado. Pela primeira vez em muitos meses, a alta do IPCA, de 0,26%, ficou abaixo do que se esperava.

Verdade que, nos últimos 12 meses, a inflação acumulada chegou a 6,7% e terminou acima do limite de tolerância de 6,5% definido pelo Conselho Monetário Nacional.

Deve-se observar a partir de agora, porém, tendência de queda --registrou-se, no segundo semestre de 2012, grande alta de preços forçada sobretudo pela quebra da safra nos EUA, algo que não deve se repetir agora. Ao contrário, já começa a se concretizar a queda do valor dos alimentos no varejo.

Além disso, foi relativamente baixa a chamada taxa de dispersão de junho --do total de produtos medidos pelo IPCA, 55,34% ficaram mais caros nesse mês. Desde março de 2012 esse indicador não ficava abaixo de 60%.

Nada garante que o problema inflacionário esteja devidamente equacionado, contudo. Os preços dos serviços, por exemplo, ainda crescem 8,5% ao ano, e não há sinais de mudança nesse padrão.

Do lado das expectativas, tampouco há o que comemorar. Após mais de dois anos de atuação errática do governo no combate à inflação, poucos analistas acreditam no compromisso com a meta de 4,5%. Pesquisa semanal do Banco Central indica projeções de 5,8% para 2013 e 5,9% para 2014.

Recolocar o gênio da inflação na garrafa ainda demandará esforço. Na reunião do Copom (Conselho de Política Monetária) que começa hoje, espera-se a terceira elevação consecutiva da taxa básica de juros (Selic), possivelmente para 8,5% --em abril, ela passou de 7,25% para 7,5%, e em junho foi a 8%. Já há projeções indicando taxa de dois dígitos nos próximos anos.

A razão, em parte, é o choque cambial dos últimos meses. Em 2013, o real já se desvalorizou cerca de 15%. Assim, bens sujeitos à competição externa devem encarecer --com o dólar mais valorizado, há espaço para aumentar o preço de produtos concorrentes fabricados no Brasil. O Ministério da Fazenda, por isso, cogita reduzir alíquotas de importados para compensar tal efeito.

Tudo somado, permanece desafiador o quadro inflacionário, e a credibilidade em baixa da política econômica em geral --incluindo o Banco Central-- apenas torna a situação mais difícil.

O governo precisaria emitir sinais claros e coerentes a respeito de seus objetivos. Controlar a inflação não é tarefa que possa ficar apenas a cargo do Banco Central. Depende também, por exemplo, de uma gestão orçamentária mais cuidadosa --compromisso que a administração Dilma Rousseff teima em não levar a sério.

Nenhum comentário: