sábado, julho 13, 2013

Campos troca aliados por Lula - JORGE BASTOS MORENO - Nhenhenhém

O GLOBO - 13/07

Há praticamente um ano, numa conversa a dois, Eduardo Campos disse a Lula que só haveria uma hipótese de não ser candidato a presidente: — Se o senhor for candidato, eu saio da disputa. Lula devolveu a gentileza com ironia: — Você só diz isso porque sabe que não serei candidato. — Essa posição é definitiva, presidente? — Eduardo Campos, vou te dizer uma coisa : a única hipótese de eu ser candidato não vai acontecer . Seria a ameaça de a Dilma perder a reeleição. Mas ela vai chegar lá melhor do que eu cheguei. A partir daí, Campos botou na rua a sua campanha. Passou a se reunir com empresários, políticos, líderes sindicais e artistas. Mas, assim como surgiu, desapareceu. Há quase um mês que Campos não conversa com ninguém do seu núcleo político. Mas, nesse intervalo , teve dois encontros com Lula, fora os telefonemas que passaram a trocar depois da passeata de 16 de junho

Candidatos, já!
Vem do PT de São Paulo a maior pressão para que o partido defina ainda em setembro seus candidatos aos governos dos estados. Éque o prazo para mudança de partidos com finalidade eleitoral termina no início de outubro.

Reforma ministerial
E Dilma considerou excelente ideia usar essa data também para dispensar os ministros que serão candidatos às eleições de 2014, embora, pela lei, possam ficar no cargo até abril do ano que vem. Assim, a tão requisitada re forma ministerial e administrativa seria colocada como pauta natural do governo e não como consequência das manifestações de ruas .

Paranoia
Toda vez que sai nos jornais que Dilma e Lula brigaram, o Palácio do Planalto acha que é coisa do Rui Falcão.

Predadores
Até os mais ferrenhos oposicionistas ao governo se declaram constrangidos com a oficina de desmanche da Dilma comandada pelos líderes do PT na Câmara, em parceria com o líder do PMDB, Eduardo Cunha.

Falange
Do Palácio do Planalto me vem a confirmação de que Vaccarezza e André Vargas são contabilizados já como liderados do “Coisa-Ruim”.

Geleira
Dilma, a um político que lhe perguntou se estava abalada com a sua queda nas pesquisas: — Às vezes, eu mesma estranho a minha frieza!

‘Fora, PMDB!’
Gleisi Hoffmann já teria também embarcado na canoa dos que defendem uma aliança preferencial do governo com o PSB para a reeleição da Dilma.

Recado
Do governador Cabral a um petista que quis saber se já tinha uma solução para tirar Lindbergh da disputa: — Não é problema do PMDB. Quem pariu Mateus que o embale.

Flip
Dilma e Eduardo Campos já têm assunto para o encontro que terão daqui a alguns dias: ambos gostaram do livro “Choque de democracia — Razões da revolta”, do professor Marcos Nobre, sobre as manifestações de junho.

Legendas partidas
Não pensem que a tsunami atingiu apenas Dilma e os governadores, os partidos todos estão se esfarinhando pelas divergências internas que conseguiam esconder antes de junho. Agora, o próprio PT , partido antes organicamente unido pelo discurso único , é o primeiro a querer separar o joio do trigo .

Colo amigo
Lula avocou para si a solução da briga entre Vaccarezza e Fontana pela reforma política. Teria, inclusive, convocado os dois para uma reunião ontem, em São Paulo. O ex-presidente defende a refor ma ministerial, mas só que, desta vez, quer ser menos invasivo do que quando impôs um Ministério a Dilma. O ex-presidente sabe que as restrições ao Ministério são feitas pela própria Dilma, que, por mais de uma vez, já reclamou que não gosta da maior ia dos ministros. Dilma teria dito a Lula que se sente muito incomodada, nos últimos dias, com a ação deletéria de alguns líder es do PT no Congresso


Nenhum comentário: