terça-feira, julho 30, 2013

A XERIFE DOS JARDINS - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 30/07

Os protestos de junho deixaram a delegada Victoria Lobo Guimarães, 51, apavorada. Os vasos de planta dos quatro andares do 78º Distrito Policial (Jardins), administrado por ela, não passaram intactos pela confusão dos manifestantes detidos. Nem as paredes claras, que faz questão de preservar limpas.

"Foi um período difícil", diz. A delegacia, recém-eleita a melhor de São Paulo em 2012, recebeu até 250 pessoas em uma noite. "Fiz plantão todo dia. Queria minha casa, meu cachorro!", afirma ela, que inicia o expediente às 9h.

O prêmio foi dado pela Altus Aliança Global, que avaliou mil delegacias em 17 países de três continentes. "Ouvi muito que é fácil os Jardins ganharem! Mas o morador daqui, em tese, é o que precisaria menos da assistência da delegacia", diz Victoria.

O 78º abre cem inquéritos e conclui 110 por mês, em média. Metade se refere a estelionatos. A concentração do crime é alta porque a delegacia é responsável pela área da avenida Paulista, onde ficam as sedes dos maiores bancos.

Com orgulho, Victoria diz que sua área "é segura" e que as taxas de crimes violentos estão estabilizadas. O foco é investigar roubos. "Aqui não tem tráfico. Homicídio é raro. E, quando tem, é de autoria conhecida." O caso mais recente foi em abril.

No cargo desde 2009, a delegada, de 1,57 m, lidera 72 pessoas, às quais atribui o prêmio. Em sua sala, orquídeas e quadros alegram o ambiente. "Ela é pequenininha, mas me dá um trabalho danado [risos]. É boa administradora", diz o delegado Kleber Altale, chefe de Victoria.

JOAQUIM É MEU AMIGO
A presidente Dilma Rousseff sai em defesa de Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). "Ele não fez nada", afirma a petista sobre a imagem de TV que mostraria o magistrado cumprimentando o papa Francisco e passando reto por ela numa cerimônia no Rio de Janeiro, na semana passada.

BRIGOU COM ELE
Barbosa foi atacado em sites e mídias sociais pela suposta "arrogância" e falta de educação. "O ministro Joaquim chegou [ao local da audiência com o santo padre] e logo mandei chamá-lo para a sala em que eu estava. Ficamos duas horas conversando e vendo TV."

BRIGOU COMIGO
Na hora dos cumprimentos, Dilma diz que apresentou Barbosa ao papa explicando que "esse senhor é o primeiro negro presidente do tribunal, pelos seus méritos, uma pessoa que se superou". E emenda: "O papa se aproximou dele de forma afetiva e o ministro sorriu para mim".

É INÚTIL
Dilma critica o fato de pessoas quererem "criar constrangimento" entre ela e o presidente do STF. "Já nos encontramos duas vezes nas últimas semanas, uma delas a meu pedido e outra a pedido dele. Como presidente de poder, o Joaquim Barbosa sempre foi extremamente correto comigo. E eu tenho absoluta clareza de que ele jamais faria uma coisa dessas [referindo-se à cena do papa]."

REPOUSO
O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), dará início à quimioterapia, próxima etapa do tratamento contra câncer no intestino, em algumas semanas. Na sexta passada, o petista teve alta do hospital Sírio-Libanês, em SP. "Ele fica em casa até se recuperar da cirurgia, que foi extensa, mas satisfatória", diz o oncologista Paulo Hoff.

LÁPIS E PAPEL
O interesse de pequenos empresários por qualificação surpreendeu o Sebrae na 5ª Semana do Microempreendedor Individual. A expectativa era capacitar 9.700 pessoas em todos os Estados, na primeira semana do mês, mas o número final chegou a 19.800. "Não adianta fazer o melhor salgadinho ou ser a melhor manicure, se não souber lidar com fluxo de caixa ou estoque", diz Luiz Barreto, presidente do Sebrae.

SINFONIA EM CAMPO
O vídeo dos gols de Messi embalados por uma cantata de Bach chegou a 160 mil acessos no YouTube, no fim de semana. A montagem é do maestro João Carlos Martins. e marca a largada na parceria das fundações Lionel Messi e Bachiana.

RUMO A BRASÍLIA
Robert Rey, o Doutor Hollywood, está negociando com a RedeTV! um novo programa. A emissora confirma as conversas, mas não revela detalhes. O apresentador quer mudar o nome da atração, que comanda ao lado de Daniela Albuquerque, para "Doutor Beverly Hills".

Além de novos planos na TV, Rey sonha com uma vaga de deputado federal pelo PSC em 2014, por São Paulo. E pretende se lançar a voos mais altos. Outra ideia é disputar em 2018 uma cadeira ao Senado pelo Acre. Sua meta é a Presidência da República.

JUBA A modelo americana Lindsey Wixson brincou no estúdio com os cachorros que posaram com ela em SP para a nova edição da revista "Vogue"; "Não sou muito vaidosa. Demoro oito minutos para me arrumar de manhã", diz

BORBOLETAS NO ESTÔMAGO
A dinamarquesa Eva Christensen, que viveu uma história de amor com Mario Cravo Neto, foi à abertura da exposição "Butterflies and Zebras", do artista, na Pinacoteca. Estiveram por lá o fotógrafo Christian Cravo, filho dos dois, a apresentadora Astrid Fontenelle com o filho, Gabriel, o diretor da Pinacoteca, Paulo Vicelli, e a diretora do Centro de Cultura Judaica, Yael Steiner.

CURTO-CIRCUITO
Liliane Prata autografa "Três Viúvas", às 19h, na Livraria Martins Fontes, na avenida Paulista.

O guitarrista Donald Kinsey se apresenta com Emerson Caruso Trio, hoje, às 22h, no Bourbon Street, em Moema. 18 anos.

A Pulse e a Confederação Brasileira de Futsal lançam hoje os novos uniformes da seleção brasileira, no Museu do Futebol.

A banda Combo X lança seu primeiro CD, "A Ponte", hoje, no projeto Prata da Casa. Às 21h, no Sesc Pompeia. Livre.

Nenhum comentário: