quinta-feira, julho 18, 2013

A paisagem vista do Planalto - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 18/07

A queda da presidente Dilma nas pesquisas não animou apenas a oposição. A base do governo está em alvoroço. O PT , dominado por “Pantagruel”, pressiona para ter ainda mais espaço. O PMDB também quer mais. Um ministro resume: “Eles aproveitam para tentar tirar tudo. Cada um usa sua arma. ” O PT vai de “Volta, Lula ”. O PMDB prega o fim da reeleição e ameaça com um rompimento.


“O PT e o PMDB estão pressionando para colocar gente no governo . Eles chegam para conversar com um indicado , e um currículo, no bolso do colete”
Ministro da presidente Dilma
Integrante do novo Conselho Político do Planalto sobre os boatos de reforma ministerial

Um recado para Aécio Neves
O ex-governador José Serra está propagando a tese de que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, está buscando uma reaproximação. O que isso quer dizer: José Serra não desistiu de ser candidato à Presidência. Os que o conhecem afirmam com segurança que, pela quantidade de artigos e de intervenções que ele tem feito, nos últimos tempos, Serra não entregou os pontos. O clima entre os tucanos é de euforia com a queda da presidente Dilma nas pesquisas. O “já ganhou” contaminou o presidente do PSDB, Aécio Neves, e fez renascer a ambição de Serra. Para os tucanos, o potencial de Marina Silva (Rede), revelado nas mesmas pesquisas, não passa de mera ficção.

Realinhamento
O PSD mudou de posição na Lei dos Royalties. Votou contra o governo na última votação, mas pensou melhor e avisou que apoiará o Executivo na volta do recesso. O governo quer que seja usado apenas o rendimento do Fundo Social.

Reunindo forças
O vice de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias, que foi senador pelo PDT , está deixando o trabalhismo. Ele está negociando seu ingresso no PMDB. As conversas fluem com o deputado João Arruda (PR), o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), e com o vice Michel Temer. Osmar Dias seria candidato ao governo do Paraná.

Nova batalha: Câmara x Planalto
O sistema de partilha do FPM e do FPE é o novo contencioso entre os deputados e a presidente Dilma. Ela vai vetar artigo que obriga o governo a reembolsar perdas de receitas, de estados e de municípios, com desonerações tributárias.

República das bananas
O Ministério da Justiça e a Polícia Federal ficaram irritadíssimos com as informações dadas por Exército e Abin sobre o esquema de segurança do Papa Francisco. Os militares tiveram a intenção de desencorajar protestos, mas, para a PF , ele deveria ser mantido em sigilo. Os maiores incômodos: falar sobre monitoramento das redes sociais e abrir os fornecedores de softwares.

Há convites e convites
O Planalto liga para dizer que os parlamentares são convidados para as solenidades com a presidente Dilma nos estados. Fato. Mas o convite que os aliados querem receber é para chegar aos estados e descer do “AeroLula” ao lado de Dilma

Discurso para efeitos políticos
A bancada do PMDB faz barulho, mas pesquisa aplicada pelo presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, revela que a ampla maioria não quer romper com o governo. Eles estão de olho nas eleições e querem prestígio.

PETISTAS, adeptos da reforma ministerial, andam resmungando pelos cantos que a presidente Dilma é “padrão Felipão ”. Não faz o que pedem.

Nenhum comentário: