segunda-feira, junho 10, 2013

Volta Lula? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 10/06

Os pessimistas com os rumos da economia preferem Lula a Dilma, segundo o Datafolha. Em um cenário com os mesmos adversários, o ex-presidente tem 43% das intenções desses votos contra 29% de Dilma. A preferência por Lula se repete entre os que temem a alta da inflação (48% x 40%) e a escalada do desemprego (48% x 39%). No geral, o estrago para Dilma é maior entre os eleitores preocupados com perdas no próprio orçamento (sua preferência cai de 51% para 31%).

Padrinho 1 Lula é o mais popular entre os menos endinheirados. Ele supera Dilma entre os que ganham até dois salários mínimos (62% x 56%) e na faixa de dois a cinco mínimos (54% x 47%).

Padrinho 2 Dilma vai melhor no grupo com renda entre cinco e dez salários mínimos (44% x 41%) ou mais de dez mínimos (36% x 31%).

Regionalista Aécio Neves (PSDB), candidato de oposição favorito na região Sudeste (21% das intenções de voto), destoa em São Paulo (16%), onde Dilma tem 47%.

Sabe-tudo Marina Silva dispara entre os eleitores com nível superior: passa de 16%, na média nacional, para 29%, chegando perto de Dilma, que cai de 51% para 34% nas intenções desse grupo.

Na base... Em São Paulo, a preferência por Geraldo Alckmin (PSDB), com 52%, na média do Estado, sobe a 56% entre os que ganham até dois salários. E cai para 42% entre os paulistas com renda superior a dez mínimos.

.. e no topo Na classe alta, Paulo Skaf (PMDB) encosta em Alckmin: passa de 16%, que tem no geral, para 35%.

De longe O ministro petista Aloizio Mercadante (Educação) é o que tem melhor desempenho entre o eleitorado com ensino superior completo, passando de 11% de intenção de voto para 18%. Oficialmente, o ministro diz que não é candidato.

Quem? Já o ministro Alexandre Padilha (Saúde), que é candidato, tem 6% das intenções entre os eleitores que declaram o PT como partido preferido. Em outros cenários, José Eduardo Cardozo (Justiça) foi citado por 7% dos pró-PT, Aloizio Mercadante por 22% e Lula por 45%.

Tô fora José Aníbal não participará do governo temporário de Guilherme Afif, grande adversário de seu grupo político. O secretário de Energia de São Paulo pediu licença até quinta-feira, quando Alckmin retorna de sua viagem oficial a Paris.

Imagem A propaganda que o PSDB de São Paulo exibirá na TV a partir do fim do mês tem como um dos focos a ética. O partido dirá que a gestão tucana gasta o dinheiro do contribuinte de maneira correta e transparente.

Caso a caso Em um esforço para aprovar o projeto que define o crime de terrorismo antes da Copa de 2014, parlamentares tentarão mudar o texto para evitar que protestos sejam enquadrados. O PT e o governo temem que atos do MST possam ser considerados terrorismo.

Lupa Advogados que acompanham o mensalão do DEM apontam erro do Superior Tribunal de Justiça, que desmembrou a ação penal na semana passada. A corte só julgará o caso de Domingos Lamoglia, conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Os demais 36 réus ficarão na primeira instância.

Onde pega Entre os denunciados está o ex-governador de Brasília José Roberto Arruda e três deputados distritais (Benedito Domingos, Rôney Nemer e Aylton Gomes). Seus defensores dizem que eles deveriam ser julgados pela segunda instância porque têm foro privilegiado.

tiroteio
"Quando coisas ruins entram na casa do povo, a reação acontece na hora. Essa é a pesquisa da inflação 6,5."
DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA (DEM-RN), relacionando a queda de popularidade de Dilma Rousseff à expectativa de alta na inflação para 6,5%.

contraponto


Modéstia mineira
O pai do senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-deputado federal Aécio Cunha, morto em 2010, telefonou certa vez para o presidente do PSDB de Teófilo Otoni (MG), que era dono de uma transportadora:

--Meu amigo, será que você me faria um favorzim'? Preciso transportar um feijãozim' aqui do sítio e, se você tiver um caminhãozim' sobrando aí...

--Claro, doutor Aécio, será um prazer --respondeu.

O motorista foi logo ao sítio, mas ligou para a empresa:

--Patrão, é melhor o senhor mandar uma carreta. Olha, nunca vi tanto feijãozim' assim na minha vida.

Nenhum comentário: