quinta-feira, junho 06, 2013

Tijuca (quase) em paz - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 06/06

A UPP do Borel, na Tijuca, faz três anos amanhã. Uma comparação do primeiro trimestre de 2010 com o de 2013 mostra que o roubo de veículos na Grande Tijuca caiu 80%, o de celular, 70%, e o roubo a transeunte, 60%.
Nestes três anos, 16 armas foram apreendidas. Nenhuma era fuzil.

Boi na linha
Por atrasos no pagamento de sua cota, a Marfrig já não é mais patrocinadora da CBF.

Vizinho do barulho
Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, fica hospedado na cobertura de Ronaldo, num prédio de bacanas na Delfim Moreira, quando vem ao Rio.
Os vizinhos não gostam. Reclamam da grande movimentação de policiais.

Culpa do Neymar
Este traficante colombiano John Freddy Manco Torres, o Índio, preso na sexta, no Galeão, com documentos falsos, vinha assistir ao jogo Brasil x Inglaterra.

Calma, gente!
O prefeito tucano Arthur Virgilio, 68 anos, saltou de paraquedas de 3.657 metros, em Manaus, para divulgar os jogos Radicais da Amazônia.

Papa pop
Evangelina Himitian, a argentina autora de “A vida de Francisco — o Papa do povo”, lançado aqui pela Objetiva, foi a Roma entregar um exemplar ao Papa.
Na saída, ganhou um beijo e um comentário bem-humorado: “Pode ir. Me deixa aqui com os leões.”

Anitta para eles
Anitta, funkeira que toca até na França, virou nome de uma... casa de saliência no Centro do Rio.

Dose dupla
Dois romances de Ana Maria Machado, a grande escritora, vão ser lançados na Europa, agora no segundo semestre.
Na Itália, chega às livrarias “Infâmia”, e, na Espanha, “Tropical sol da liberdade”.

Aliás...
A posse de Rosiska Darcy de Oliveira, dia 14, na ABL, será um marco na história da casa.
Pela primeira vez, uma mulher tomará posse numa sessão presidida por uma presidente, Ana Maria.

Dona Gramática!
O senador Jayme Campos, do DEM de Mato Grosso, ao sabatinar o futuro ministro do STF, Luis Roberto Barroso, ontem, fez sérias agressões ao... português.
Primeiro, disse que o governo está lavando as “mões” (ui, meu ouvido!) e arrematou falando de uma geração de “mindingos” (ai!).

Xô, preconceito
A loja Subway do Shopping Tijuca, no Rio, tem entre seus funcionários um transexual.
Viva!

Teje preso
A ex-procuradora Vera Lúcia Sant’Anna Gomes, condenada por torturar uma criança de dois anos que estava sob sua guarda provisória, continuará atrás das grades.

A 49 Câmara Criminal do Rio negou seu pedido para diminuir a pena de oito anos e dois meses de reclusão dada pela 329 Vara Criminal da Capital.

Pedalando pela paz
Os participantes do “Pedala, Tijuca”, passeio ciclístico realizado há sete anos no simpático bairro da Zona Norte carioca, farão um ato público em memória dos ciclistas mortos no trânsito. Será no dia 7 de julho.

A turma vai distribuir minibicicletas e fazer um abaixo-assinado pedindo mais ciclovias e ciclofaixas na região.

Galeão na UTI
Ao descer, ontem, no aeroporto do Galeão, o comandante do GLO-1600, procedente de São Paulo, pediu aos passageiros para permanecer a bordo porque a Infraero informava que não tinha funcionário para operar o finger. Em seguida lamentou:

— Por ordem superior eu não posso reclamar. Mas vocês podem e devem.

Rede inchada
Cerca de seis milhões de moradores do Estado do Rio têm planos de saúde — equivale a 37,1% da população. Mas a rede particular não acompanhou o crescimento. Este é o tema de estreia do Blog Emergência, do nosso Daniel Brunet, que vai ao ar hoje.

Veja mais em www.oglobo.com.br/ rio/ancelmo/emergencia.

Cena carioca
Duas meninas, de uns 10 anos de idade, usando uniforme de escola pública, conversavam, semana passada, na Av. Gilberto Amado, na Barra da Tijuca:

— Cara, fulaninha é menor!

— Menor... menor nada! Ela já tem 8 anos na cara!

Um comentário:

Anônimo disse...

Definitivamente essa não é a realidade da Tijuca. Os assaltos aumentaram assustadoramente nos últimos 3 meses. São pivetes de moto e bicicleta por todos os lados. Não há mais paz neste bairro. Sugiro que revisem a informação.