terça-feira, junho 18, 2013

Surpresa nas ruas - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 18/06

Os políticos estão perplexos com os protestos que tomaram as ruas. As manifestações não têm um alvo definido nem um objetivo específico. Seu foco inicial foi o aumento da passagem de ônibus, mas tudo indica que ele vai bater na Esplanada, no Congresso e no Planalto. A falta de ligação dos manifestantes, com qualquer partido, sugere que se trata de mobilização contra os Poderes instituídos.

Buscando entender os protestos
O cientista político Paulo Kramer diz que os manifestantes saem às ruas por "diferentes motivos". Para o cientista político João Francisco Meira há um "somatório de insatisfações". Ambos concordam que os protestos têm como pano de fundo a situação econômica difícil, com o retorno da inflação. Kramer avalia que a antecipação da corrida eleitoral deu sua contribuição. Meira acrescenta a existência de um elemento novo: a capacidade de mobilização e articulação de pequenos grupos gerada pelas redes sociais e novas formas de comunicação. Ambos destacam que as autoridades precisam enfrentar, com urgência, o drama da mobilidade urbana no país.


"Só falta o PT culpar novamente o Cesar Maia pela vaia"
Rodrigo Maia Deputado federal (DEM-RJ), sobre as vaias contra a presidente Dilma na abertura da Copa das Confederações, em Brasília, referindo-se à vaia que o ex-presidente Lula levou na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, em julho de 2007, no Rio de Janeiro

A voz da torcida
A vaia na presidente Dilma pode contribuir para mudar as coisas no governo. Alguns ministros torcem por um novo pacto no poder e em maior acesso à presidente. Acreditam que a vaia pode contribuir para que Dilma ouça mais sua equipe.

Espirituoso
A propósito da vaia contra a presidente Dilma, sábado, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) lembra que em 1954, após ser vaiado no Jockey Clube de São Paulo, o então presidente Getúlio Vargas olhou para o governador Lucas Garcez e lascou: "Lucas, eu não sabia que você era tão impopular".

Entre dois amores
Dividida entre dois grupos, um formado por Rosa Cardoso e Cláudio Fonteles, e outro por Paulo Sérgio Pinheiro e José Carlos Dias, a Comissão da Verdade patina na indicação do integrante que tem que substituir Gilson Dipp, que renunciou.

A marca de Padilha
O programa "Mais Médicos" vai ser lançado em julho, e as associações médicas não serão atendidas. Os primeiros virão de Portugal e Espanha e não serão submetidos ao Revalida. Eles receberão um salário de R$ 8 mil. No final do ano, chegarão os cubanos. O governo também vai anunciar o aumento da residência médica nas universidades federais de 2 para 4 anos.

Puxador de votos
O governador Jaques Wagner (PT-BA) quer fazer de seu vice, Otto Alencar (PSD), candidato a governador. Otto tem a vantagem de concorrer no cargo e não poderia disputar a reeleição em 2018. Jaques deve disputar uma cadeira para a Câmara.

Mobilização da militância
O governador Eduardo Campos (PE) vai antecipar, para janeiro, o Congresso Nacional do PSB. Sua expectativa é que as bases apoiem a candidatura própria e que, depois disso, será difícil líderes do partido se colocarem contra.

O Diretório Estadual do PT
aprovou, no domingo, resolução reafirmando apoio à candidatura ao governo do Rio do senador Lindbergh Farias.

Nenhum comentário: