domingo, junho 09, 2013

Retrato do momento - TEREZA CRUVINEL

CORREIO BRAZILIENSE - 09/06
Para seguir como favorita, Dilma precisa manter acesa a chama de satisfação da maioria do eleitorado. E isso, agora, passa a depender também das condições da economia
A testa apoiada na mão direita, os olhos cerrados em sinal de cansaço, os lábios formando um ríctus da irritação. O teor do bilhete pendente na mão direita deve ter sido apenas gota d"água, na torrente de problemas dos últimas dias, que levou a sempre contida e litúrgica presidente Dilma Rousseff a permitir o registro da imagem, durante cerimônia sobre mudanças climáticas na quarta-feira passada. Nenhuma outra fotografia, depois de sua posse, revelou tanto estresse. Nosso sistema límbico não falha, denuncia os sentimentos pelas expressões faciais. Mas a foto e as agruras decorrem de um momento ainda distante da prova de fogo de 2014. Analistas e protagonistas não devem subestimar a conjuntura nem fazer apostas fatalistas em seu agravamento e consequências políticas.

O primeiro semestre está terminando com problemas agudos nas frentes econômica, social e política. Ao longo da semana passada, o dólar disparou, as bolsas caíram e a inflação, embora exibindo recuo em maio (0,37% contra 0,55% em abril), encostou no teto da meta em 12 meses (6,5%). A ata do Copom, da reunião que elevou os juros para 8%, fez várias advertências sobre a renitência da inflação. Maio terminou com o IBGE divulgando um crescimento de apenas 0,6% no primeiro trimestre, menor que o esperado, embora tenha havido crescimento de 1,9% em relação ao mesmo período de 2011. Na balança comercial, deficit de US$ 5,392 bilhões desde janeiro. E para completar, pela primeira vez desde 2002, uma agência de risco, a mesma que em 2008 conferiu ao Brasil o festejado "grau de investimento" (S&P), fez apreciação negativa sobre a economia brasileira. O governo não nega o inegável, mas aposta que o vento ruim na economia vai começar a virar.

Na área social, houve a anárquica onda de saques dos benefícios do Bolsa Família, provocados pela mal explicada antecipação dos depósitos pela Caixa e pela ainda não esclarecida onda de boatos sobre o fim do programa. A questão indígena ressurgiu forte, com ocupação de obras e conflitos na desocupação de fazendas. A violenta ação policial terminou com um índio morto e um ferido. Muito feio, na hora em que o brasileiro Paulo Vannucchi é eleito para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O aumento de tarifas de ônibus deflagrou ações de vandalismo em São Paulo e outras cidades. Ao Nordeste que sofre com a seca, Dilma anunciará um plano para a agricultura do semiárido. Apesar de tudo isso, dizem auxiliares dela, não há desemprego nem encolhimento da renda. O sentimento de melhora de vida continua alto. O governo tem lá suas pesquisas.

Na política, as dificuldades econômicas dão discurso para o principal candidato de oposição, o tucano Aécio Neves. Dilma enfrenta problemas com a base aliada no Congresso, que ameaça derrubar seus vetos à Lei dos Portos e aprovar o orçamento impositivo. A antecipação da campanha atiçou as disputas estaduais na coalizão. Mas, enquanto a aprovação ao governo e a popularidade da presidente se mantiverem altos, ninguém vai saltar do barco. Dos nove partidos que a apoiaram em 2010, todos já se comprometeram com ela para 2014, exceto o PSB do provável concorrente Eduardo Campos.

Há muito jogo pela frente, mas, para seguir como favorita, Dilma precisa manter acesa a chama de satisfação da maioria do eleitorado. E isso, agora, passa a depender também das condições da economia, uma variável de controle relativo.

Vida real

Garantidos os direitos plenos das domésticas, a maior demanda das mulheres que trabalham e criam filhos é por creches públicas. A partir de 2016, a creche e a pré-escola, a partir dos quatro anos, serão obrigação do Estado, estabelece a lei geral da Educação (LDBE). Dilma prometeu criar 6 mil creches até o ano que vem. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram planejadas 5.665, das quais 1.031 já foram entregues, l.872 estão com mais de 80% das obras concluídas e serão entregues em 2014. Outras 630 estão mais atrasadas. Dilma, que acompanha o cronograma por um tablet do MEC, providenciou recursos para mais 3 mil, que já foram licitadas por pregão eletrônico. Um projeto técnico comum permitirá que sejam construídas em até sete meses. Essa é uma corrida que tem a ver com o voto. O mais claro adversário em 2014, Aécio Neves, já começou a cobrar a promessa.

Na Bahia, quem diria

Na política, o impossível não existe mesmo. O governador da Bahia, Jaques Wagner, viabilizou o compromisso de apoio do PTB a Dilma-2014, indicando o presidente em exercício do partido de Roberto Jefferson, Benito Gama, para uma vice-presidência do Banco do Brasil. E, lá no calor baiano, já se discute a hipótese de uma aliança entre o PT e o prefeito de Salvador, ACM Neto. No programa de TV do DEM que foi ao ar na quinta-feira, ele não atacou Dilma. Resumo de Wagner: "O que ACM Neto disse é que não fecha a porta. E eu, do outro lado, disse: ótimo. Se ele quiser vir, eu vou dizer o quê? Que acho ruim?"

Nenhum comentário: