sexta-feira, junho 14, 2013

Operação eleitoral - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 14/06

Os governadores dos estados produtores de petróleo estão batendo às portas dos bancos oficiais (BB e CEF) buscando antecipar as receitas de royalties. Eles querem recursos para investir na reta final de suas gestões. As eleições serão no ano que vem. Esse tipo de operação já ocorreu no passado. Em 1999, o então governador Anthony Garotinho (RJ) refinanciou R$ 21 bilhões da dívida estadual. 

Um palanque para Dilma
A direção nacional do PT ainda não sabe se o governador Eduardo Campos (PSB) será mesmo candidato a presidente, mas está se desdobrando para construir um palanque para a presidente Dilma em Pernambuco. O secretário-geral do partido, deputado Paulo Teixeira (SP), recebeu a tarefa e está conversando com as várias correntes do PT local com o objetivo de reunificá-lo. O partido está rachado desde as eleições em Recife, quando impediu o prefeito João da Costa de tentar a reeleição. Com esse objetivo, o presidente petista, Rui Falcão, teve uma demorada conversa, esta semana, com o senador Armando Monteiro (PTB), que é candidatíssimo a governador.




"A coisa virou uma guerra. Entre o Sul-Sudeste e o Nordeste. E ninguém tinha exército (257 votos) para ganhar"
Henrique Eduardo Alves Presidente da Câmara (PMDB-RN), sobre o projeto que redistribui o Fundo de Participação dos Estados

Na retaguarda
O ex-presidente Lula defendeu, em Porto Alegre, o número de ministérios existentes nos governos Lula e Dilma. Sobre a pasta das Cidades disse que, antes dela, os prefeitos eram recebidos "por cães pastores que mordiam suas bundas".

A política não socorre quem dorme
O Planalto pediu atenção redobrada aos deputados e senadores da base quanto à convocação de ministros pelas comissões do Congresso. Acha que os aliados cochilaram na convocação do ministro Gilberto Carvalho.

Fotografia do momento na Bahia
O vice-presidente da CEF, Geddel Vieira Lima (PMDB), lidera a corrida para o governo da Bahia. Pesquisa do Instituto P&A mostra Geddel com 23,2% e a senadora Lídice da Mata (PSB) com 13,1%. O petista melhor colocado, o senador Walter Pinheiro, tem 9,5%. No pleito presidencial, Dilma tem 54,4%; Marina Silva, 17,2%; Aécio Neves, 7,7%; e Eduardo Campos, 2,1%.

Na alça de mira
O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, está para cair. A estatal deve investir este ano R$ 1,5 bi. No Planalto, as informações são que ele anda em rota de colisão com o ministro Moreira Franco (Aviação Civil), que não fala do assunto.

Prestação de contas
A Telebras esclarece que concluiu no prazo, 15 de maio, a construção da rede de infraestrutura nos estádios com jogos da Copa das Confederações. E que, no dia 30, realizou, com sucesso, teste de transmissão de vídeo de alta definição (HDTV).

O eleitor de luxo
Ele não será candidato no ano que vem, mas o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera todas as pesquisas para o governo da Bahia. Ele tem cerca de 37% das intenções de voto (P&A). Nos cenários sem sem seu nome, os indefinidos pulam para 34%, e a candidatura de Geddel Vieira Lima (PMDB) é turbinada em dez pontos percentuais.

O projeto de reforma política do PT já tem o apoio de 200 mil eleitores. O partido vai apresentá-lo ao Congresso como um projeto de iniciativa popular.

Nenhum comentário: