segunda-feira, junho 17, 2013

No banco - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 17/06

A despeito de sua busca por protagonismo na crise de segurança e na reação aos protestos em São Paulo, membros do Planalto ainda não enxergam em José Eduardo Cardozo (Justiça) o "plano A" do PT para a sucessão paulista em 2014. Nas palavras de um auxiliar, o ministro é um "reserva de luxo". A candidatura de Cardozo dependerá de pesquisas sobre se segurança pública figurará como o principal tema eleitoral. E do aval de Lula, que nutre antipatia histórica pelo petista.

Pressa Há duas visões no PT sobre o timing da candidatura paulista. O presidente estadual da sigla, Edinho Silva, puxa o bloco dos que querem decisão já, em favor de Alexandre Padilha. Advoga que não se pode deixar Geraldo Alckmin fidelizar todos os partidos sem contraponto.

Calma Já Lula pondera que a situação é diferente da de Dilma, em 2010, e Fernando Haddad, em 2012. Ambos precisavam de tempo para se tornar conhecidos, mas não tinham um adversário forte como Alckmin. Para o ex-presidente, um candidato lançado agora pode se queimar.

Empurrão O PSB-SP pretende apresentar em 2 de agosto declaração formal de apoio à candidatura presidencial de Eduardo Campos. O partido abriu consulta aos líderes no Estado, mas o presidente da sigla, Márcio França, dá como certo o aval.

Regional Depois da maratona de São João que fará no Nordeste, o presidenciável tucano Aécio Neves deve acompanhar o prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio, na tradicional Festa do Boi, em Parintins, que neste ano celebra seu centenário nos dias 28, 29 e 30.

Chão da fábrica A Força Sindical comemorou a queda da avaliação de Dilma na última pesquisa Datafolha. O grupo acha que o solavanco no índice de aprovação da presidente pode obrigá-la a abrir diálogo com as centrais.

Melhor não A possibilidade de vaias à presidente assombrava o governo desde semana passada. Assessores relatam que o roteiro sugerido pela Fifa para a abertura da Copa das Confederações, que previa que Dilma e Joseph Blatter descessem até o campo para cumprimentar os jogadores, foi vetado.

RH O Planalto ofereceu a Alessandro Teixeira o comando da agência de cooperação para a África, a ser criada. O número dois do Ministério do Desenvolvimento e Indústria vai deixar o posto após crise com o titular da pasta, Fernando Pimentel. Ele também negocia propostas com o setor privado.

Homenagem Michel Temer participa nesta quarta-feira, em Jerusalém, de evento para Bill Clinton por seu trabalho pela paz quando foi presidente dos EUA. Além do vice-presidente brasileiro, devem estar presentes Tony Blair e Shimon Peres.

Ou vai... Tadeu Filippelli tem dito a interlocutores que poderá sair candidato já em 2014, contra o governador Agnelo Queiroz, no Distrito Federal. Filippelli é vice-governador, mas o PT deve lançar candidatura ao Senado, isolando o peemedebista.

...ou racha A eventual candidatura do PMDB poderá abrir palanque para Aécio, com apoio do DEM, na capital federal no ano que vem.

Reprise 1 Os 95 funcionários da emissora de TV da Assembleia Legislativa paulista fizeram um apelo aos deputados da Casa para tentar manter seus empregos.

Reprise 2 Contratados pela Fundac, responsável pelo canal, os profissionais temem ser demitidos caso outra empresa vença a licitação para controlar a emissora.

TIROTEIO
"Vamos combinar o seguinte: a oposição pode ficar com a manifestação dos estádios de futebol e o PT fica com a das urnas em 2014."
DO EX-PRESIDENTE DO PT JOSÉ EDUARDO DUTRA, sobre as vaias à presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa das Confederações, em Brasília.

CONTRAPONTO


Imagina na Copa
A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) conversava na semana passada com jornalistas sobre a expectativa do governo em relação à votação dos novos critérios do FPE (Fundo de Participação dos Estados).

O projeto, que foi derrubado na Câmara, precisa ser aprovado até 23 de junho, antes que vença o prazo determinado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Questionada se o Palácio do Planalto temia o prazo apertado para votação, a ministra disparou:

--Sabemos que será aos 45 do segundo tempo. Mas já ganhamos alguns campeonatos nos últimos minutos!

Nenhum comentário: