domingo, junho 23, 2013

Na contramão - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 23/06

A despeito de Dilma Rousseff ter prometido, em seu pronunciamento sobre a onda de protestos, uma nova agenda legislativa, a pauta do Congresso está recheada de propostas que aumentam gastos e benefícios corporativos. Entre esses projetos estão o Estatuto do Judiciário, que atrela os salários de servidores do Poder em todo o país aos da Justiça Federal, a proposta de autonomia financeira da Defensoria Pública e várias iniciativas de criação de novos municípios no país.

Sinal dos... 
Os líderes do governo foram alertados pela oposição sobre o risco fiscal das propostas. Um deles respondeu que falta no Executivo alguém com coragem para barrar esse tipo de matéria, como Antonio Palocci fazia.

.... tempos 
O mesmo governista fez um diagnóstico de que o colégio de líderes da Câmara é composto majoritariamente por deputados voltados a interesses paroquiais.

DR 
Lula e Fernando Haddad (PT) conversaram na tarde de sexta-feira em um hotel de São Paulo. A relação da dupla estava estremecida desde que o prefeito foi pressionado pelo ex-presidente a reduzir a tarifa de ônibus.

Rota na rua? 
Paulo Maluf (PP) alega que o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) errou ao não ser firme com "baderneiros" que foram aos protestos. "Se eu fosse governador, não teria 10 ou 20 presos. Colocaria 200 na cadeia."

Fora do ar 
O PT acredita que, diante de um movimento gestado nas redes sociais, o governo se verá obrigado a melhorar sua comunicação na internet, ampliando a divulgação das ações para tentar alcançar o público jovem.

Umbigo
O próprio partido, porém, promoveu a hashtag #TamoJuntoDilma após a fala da presidente. Mas depois de 40 minutos no topo dos assuntos mais comentados do Twitter, a frase perdeu a posição para a etiqueta #CalaABocaDilma.

W.O. 
Diante do recuo no aumento das tarifas e do clamor das ruas por abrir a "caixa preta'' das empresas de ônibus da cidade, representantes da Prefeitura de São Paulo avaliam que é grande o risco de não haver interessados na licitação do sistema, cujo edital sai em julho.

Cautela 
O PT vai fazer uma série de pesquisas antes de definir o candidato a governador em São Paulo. Além de medir o índice de votos de Alexandre Padilha, José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante, quer auferir o desgaste de Dilma, Alckmin e Haddad com as passeatas.

Na pressão 
O PMDB reúne a Executiva Nacional na terça-feira para discutir as alianças estaduais, de olho na eleição de 2014. Serão debatidas crises que podem respingar em Dilma na Bahia, no Rio, em Minas e no Ceará. O vice-presidente, Michel Temer, deve comparecer.

O pivô 
A reunião foi articulada pelo vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, que coletou assinaturas de um terço dos membros do colegiado e, com base no estatuto, forçou o presidente da legenda, Valdir Raupp, a marcá-la.

Funil 
Aliados de Aécio Neves e Eduardo Campos contam com um fator para atrair partidos da base dilmista no ano que vem: com apenas uma vaga em disputa para o Senado, muitos potenciais candidatos serão excluídos das chapas nos Estados.

Em casa 
Aécio dará em 12 de julho a largada à sua campanha presidencial no Rio. Ele escalou a economista Elena Landau para comandar o Instituto Teotônio Vilela no Estado e recrutar cabeças'' cariocas para atuar na formulação de seu programa de governo.
com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio

"As passeatas vão passar de uma exigência a outra. Se forem atender a todas, municípios, Estados e o país se tornarão ingovernáveis."
DO DEPUTADO ESTADUAL CAMPOS MACHADO (PTB-SP), sobre a pauta difusa dos protestos e governantes terem cedido no reajuste de tarifas de transporte.

contraponto

Movimento dos Sem Café
A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) foi até o comitê de imprensa do Planalto na semana passada explicar a jornalistas um estudo do governo federal sobre o impacto das desonerações federais sobre tarifas de ônibus. Após a explanação, uma repórter brincou:

--A senhora pode vir aqui mais vezes que a gente não morde, ministra!

--Mas vocês nem me serviram um cafezinho...

Uma outra repórter arrematou:

--Mas a gente não tem cafeteira aqui. Vamos ter que inscrever o comitê no Minha Casa Melhor!

Nenhum comentário: