domingo, junho 09, 2013

Mina de recursos - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 09/06

O Planalto ainda não definiu o destino dos royalties da mineração, que dobrarão de 2% para 4% pelo novo código do setor, a ser enviado ao Congresso no dia 18. Os ministérios da Fazenda e da Educação disputam a aplicação dos recursos. Aloizio Mercadante trabalha para que, assim como no caso do petróleo do pré-sal, a compensação paga pelas empresas seja destinada à Educação, enquanto Guido Mantega e Arno Augustin defendem que o dinheiro fique com o Tesouro.

Salomônica 
Uma das ideias estudadas pelo Planalto para solucionar a queda de braço é que os 2% já cobrados fiquem com o Tesouro, e o percentual excedente seja destinado à educação.

Bipolar 1 
Enquanto o ministro dos Transportes, César Borges, reclama do rigor do TCU (Tribunal de Contas da União) na fiscalização de obras, Gleisi Hoffmann vive lua de mel com o tribunal.

Bipolar 2 
A titular da Casa Civil tem elogiado a disposição do órgão em acompanhar os estudos de concessões para ajudar a evitar problemas e atrasos. Ela foi ao tribunal pessoalmente apresentar as propostas aos ministros.

Aqui, não 
Após vazamento da última reunião de articulação política entre ministros e líderes do PT, Dilma Rousseff vetou que encontros com pauta eleitoral ocorram no Palácio do Planalto.

Precoce 
Causaram estranheza na cúpula do Banco do Brasil declarações de Benito Gama sobre sua nova função antes mesmo de ser empossado na vice-presidência.

Sede ao pote 
O petebista disse que a vice de governo no BB será turbinada com investimentos em grandes projetos, como novos aeroportos.

Bis 
Será no dia 27, em São Paulo, o lançamento da candidatura de Rui Falcão a um novo mandato na presidência nacional do PT. O ex-presidente Lula, que apoia a reeleição do deputado estadual, foi convidado para o evento.

Hegemonia 
Falcão tem o apoio de quase todas as principais tendências internas, como Construindo um Novo Brasil, Movimento PT, PT de Lutas e de Massa e Novo Rumo. A Mensagem ao Partido deve ter candidato próprio.

Alpiste 
Do líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), sobre a entrevista de Arlindo Chinaglia (PT-SP) dizendo que só 150 deputados são fiéis ao Planalto e que o PMDB às vezes atrapalha: "Ninguém pega passarinho gritando xô".

Na paz... 
Walter Feldmann (PSDB), que atuou como ponte da campanha de José Serra em 2012 com líderes religiosos, desempenha o mesmo papel na articulação da Rede, de Marina Silva.

... do Senhor 
O deputado participou na sexta-feira de café da manhã com pastores evangélicos na Feira Literária Cristã. Ele disse que foi ao evento como "amigo dos amigos evangélicos".

Baixa 
O governo paulista pode perder seu secretário de Saúde, Giovanni Guido Cerri. O médico quer deixar a administração para dedicar seu tempo à direção da Faculdade de Medicina da USP e a seu consultório particular.

Raio-X 
Cerri ainda não procurou Geraldo Alckmin (PSDB), mas a cúpula do Palácio dos Bandeirantes já detectou a insatisfação.

Reserva 
José Américo (PT), presidente da Câmara de São Paulo, vai assumir a prefeitura da capital paulista pela primeira vez. Ele fica no cargo na terça e na quarta, com a viagem de Fernando Haddad e da vice Nádia Campeão a Paris, para a apresentação da Expo 2020.

tiroteio
"Se o STF declarar inconstitucionais os novos tribunais, terá de extinguir os órgãos de controle do Judiciário. Não faz sentido."
DO PRESIDENTE DA OAB, MARCUS VINICIUS FURTADO, sobre a promulgação dos quatro novos TRFs, criados da mesma forma que o CNJ e o CNMP.

contraponto

Sapato dado não se olha a forma
Famoso por usar sandálias no Congresso, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) foi barrado por seguranças do Supremo Tribunal Federal, na última quarta-feira.

Ao se deparar com a confusão, Paulinho da Força (PDT-SP) conseguiu convencer um dos seguranças da corte a "alugar" seus sapatos para o colega maranhense. Como os calçados ficaram largos e quase escorregavam dos pés de Dutra, seus passos faziam ecoar um "pof, pof" no plenário do Supremo. Paulinho fez graça.

--Desse jeito, a sessão vai ser suspensa por barulho estranho e constante na plateia!

Nenhum comentário: