quinta-feira, junho 27, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 27/06

Setor de construção civil diminui postos de trabalho no país em maio
A indústria da construção civil fechou 1.751 vagas em maio no país, o que representa um recuo de 0,05% na comparação com abril, segundo dados da FGV e do SindusCon-SP (sindicato do setor do Estado de São Paulo).

O resultado é bem diferente do registrado no mesmo mês de 2012, quando 17,2 mil postos foram abertos.

"A desaceleração vem desde 2011, mas agora passamos o ponto de inflexão. Isso mostra que a construção civil está praticamente estagnada, acompanhando o cenário nacional, que não é dos melhores", diz Sergio Watanabe, presidente do sindicato.

"Essa estagnação do ritmo de emprego decorre da diminuição dos investimentos no Brasil", acrescenta.

A região Nordeste do país foi a que apresentou pior desempenho, com queda de 0,66% (aproximadamente 4.800 vagas fechadas). No Estado de São Paulo, a retração foi de 0,07%.

Apenas o Sul e o Centro-Oeste apresentaram expansão no número de postos de trabalho, com 0,73% e 0,41% respectivamente.

O setor acredita que o segundo semestre possa ter resultados um pouco melhores, segundo Watanabe.

"Mas sabemos que não será nada espetacular. O nível de emprego não deverá ter um crescimento superior a 3%", afirma.

Nos cinco primeiros meses de 2013, o número de pessoas empregadas na indústria da construção no país cresceu 3,34%, ainda segundo pesquisa do SidusCon e da FGV.

No acumulado dos últimos 12 meses, a elevação é mais tímida, de 0,62%. No mesmo período, no Estado de São Paulo, a alta foi de 0,98%.

CASA PRÓPRIA
A Dudalina, fabricante de camisas que atua também no varejo, abrirá a primeira loja da marca Individual amanhã no shopping Ibirapuera, em São Paulo.

O projeto de expansão da grife inclui mais duas unidades na capital paulista, uma em Porto Alegre e outra em Curitiba até dezembro. A intenção é inaugurar 60 lojas próprias em três anos.

Responsável por 25% do faturamento do grupo, a Individual é uma marca mais popular da Dudalina, vendida principalmente em multimarcas do interior do país.

"Vamos fortalecê-la com a instalação de lojas nas capitais das regiões Sul e Sudeste", afirma a presidente da companhia, Sonia Hess.

A empresa também está em expansão no exterior. Hoje, ela tem apenas uma loja e um showroom em Milão.

"Devemos abrir duas em Moscou, uma segunda na Itália, uma na Áustria e uma na Austrália. Talvez também uma em Londres. Dentro de um ano, deverão ser dez unidades fora do Brasil."

Enquanto o avanço da empresa do mercado nacional será realizado por meio de lojas próprias. No exterior, será por franquias.

"Cada país tem suas regras, facilita se tivermos parceiros locais."

R$ 500 milhões
é o faturamento esperado para este ano

R$ 1 Bilhão
é a meta para 2016

2.300
são os funcionários

74
são as lojas da Dudalina (28 delas são franquias)

6
é o número de fábricas

FAMÍLIA MODERNA
O HSBC anunciará amanhã mudanças em sua política de licenças maternidade e paternidade para funcionários.

Pais solteiros, viúvos ou com união estável homoafetiva que adotarem criança com até oito anos de idade terão direito a 30 dias corridos sem precisar ir ao trabalho.

No caso das mulheres com união homoafetiva, se ambas forem vinculadas ao banco, uma terá direito às condições da licença-maternidade e a outra às da paternidade.

A iniciativa, planejada para o Dia Mundial do Orgulho LGBT, integra ações para valorizar funcionários gays dentro da organização, de acordo com o HSBC.

O Banco do Brasil diz conceder, desde 2009, 30 dias a funcionários solteiros ou com união homoafetiva no momento da adoção.

O Itaú Unibanco informou que, nos casos de adoção, a licença varia de acordo com a idade da criança, chegando a até seis meses quando bebês têm menos de um ano.

O banco não especificou regras envolvendo pais homossexuais.

Anúncio imóvel
Os brasileiros ainda são resistentes à publicidade em dispositivos móveis, segundo uma pesquisa da Nielsen.

Somente 31% dos entrevistados pela empresa de informações aceitam fornecer dados pessoais para receber propagandas customizadas.

Metade deles afirma não se importar com publicidade, desde que possam acessar conteúdo de graça, e 54% preferem clicar em um anúncio que não os direcionem para outros sites.

O Relatório Sobre o Consumidor Móvel de 2013 foi feito em outros nove países e ouviu no Brasil 1.600 usuários de celulares, de 16 a 64 anos.

Novos desafios O economista José Roberto Afonso deixa o BNDES após 29 anos. Afonso vai atuar como consultor em finanças públicas e como pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas.

Plantio... Doze árvores precisam ser plantadas para neutralizar o CO2 de um voo de São Paulo a Pequim, segundo a Tour House, especializada em viagens corporativas.

...aéreo A empresa deve plantar 465 árvores até o fim do ano, equivalente a 92,6 toneladas de gás carbônico.

Saúde O médico e executivo Paulo Marcos Senra de Souza assume nesta semana a presidência da Asap, com mandato até 2015. A entidade reúne 25 empresas para a gestão de saúde dos trabalhadores.

Filial O grupo de consultoria FBM abrirá sua segunda unidade internacional, no Peru. Hoje são sete escritórios no Brasil e um em Hong Kong.

GUIA DE REMUNERAÇÃO
A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) lançará um guia de salários para servir de referência na área de e-commerce.

"Hoje, quem contrata não sabe quanto pagar e quem se candidata [para vagas abertas] fica prejudicado", diz a vice-presidente da associação, Solange Oliveira.

O manual apresenta uma tabela com estimativas da remuneração para diferentes cargos, de acordo com o porte da empresa e a experiência do profissional.

O cálculo é baseado no cenário americano, com valores transformados em real.

Nenhum comentário: