quarta-feira, junho 19, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 19/06

Expansão do porto do Pecém (CE) recebe primeiro sinal verde do Ibama
O porto do Pecém, no Ceará, ganhou o primeiro aval do Ibama para uma ampliação que atenderá a siderúrgica em construção no município de São Gonçalo do Amarante (a 60 km de Fortaleza).

O órgão concedeu nesta semana a licença prévia para a expansão do terminal de múltiplo uso. O processo de licenciamento tem três etapas até o início da operação.

As obras, orçadas em R$ 560 milhões, serão bancadas pelo governo cearense, com financiamento do BNDES.

O Ibama ainda não autorizou o início efetivo da ampliação, mas considerou o projeto viável e deu condições para que seja implantado.

A intenção é ampliar vagas para a chegada de navios, com dois novos berços destinados ao transporte de placas de aço, e construir uma ponte com 32 metros de largura para acesso ao porto, localizado em alto-mar.

"Hoje, como existe uma ponte única, há sempre o risco de que o acesso ao porto offshore seja bloqueado se algum problema ocorrer. Como queremos trabalhar com maior quantidade de carga, a obra é necessária", diz Erasmo da Silva Pitombeira, presidente da Cearáportos.

A companhia, que administra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, estima que a expansão seja concluída em 2015, perto do início da operação da siderúrgica.

A usina é resultado da parceria entre a Vale e as coreanas Dongkuk e Posco. O complexo sediará ainda a refinaria Premium II, da Petrobras.

Poder dos logotipos
Uma pesquisa da Kantar Worldpanel aponta os segmentos de marcas com maior força de penetração de mercado em diversos países.

A empresa elaborou um ranking das 50 marcas de consumo mais escolhidas do mundo dos setores de bebidas, higiene e beleza, alimentos e limpeza do lar.

Considerando apenas as marcas que constam no ranking, no Brasil, 52% dos logotipos presentes nas casas dos entrevistados são do setor alimentício.

Na média global, as marcas de higiene e beleza aparecem em primeiro lugar em força de mercado, com 42%.

"O estrangeiro se alimenta tanto quando o brasileiro, mas a presença de marcas de outros setores é maior fora do país", diz Andrea Prandi, gerente da empresa.

O levantamento foi feito em 32 países, em 823 milhões de residências.

A ver navios
O Brasil perdeu duas posições no ranking mundial de passageiros em cruzeiros marítimos entre 2010 e 2011, segundo levantamento mais recente da Clia (associação internacional de cruzeiros).

Os cruzeiros brasileiros transportaram 805 mil pessoas em 2010, 5º maior número no ranking mundial. No ano seguinte, porém, o número de passageiros diminuiu para 694 mil, fazendo o país ficar em 7º lugar.

Os Estados Unidos continuam liderando o setor, com 10,4 milhões de pessoas.

Os altos custos da atividade no país causaram a queda, segundo Ricardo Amaral, presidente da entidade.

"O setor cresceu por muitos anos, mas os custos portuários aumentaram e o impacto ficou grande. O país fica menos competitivo."

Outros destinos de viagem com mais estrutura, como China e Emirados Árabes, ganharam força nos últimos anos, acrescenta.

MUDANÇA DE HÁBITO
O seguro-fiança cresceu de 15% para 20,5% entre maio de 2007 e o mês passado nas garantias de contratos de aluguel, apontam dados do Secovi-SP (sindicato da habitação).

A modalidade tirou espaço do fiador e do depósito de caução nesse período.

"O principal problema dos inquilinos é arrumar um fiador. Outra dificuldade é que a pessoa seja aprovada", diz Jaques Bushatsky, do conselho jurídico da entidade.

"E, como a maioria dos locadores depende da renda, o seguro é mais interessante."

A constatação integra estatísticas e informações do "Manual de Locação Residencial" do Secovi-SP, que será lançado hoje e poderá ser acessado no site do sindicato.

Estudo... A Fundação Nacional da Qualidade e a ESPM vão começar amanhã as reuniões de um núcleo de estudos sobre marketing, com encontros mensais.

...aplicado O grupo reunirá profissionais de 13 empresas, como Correios, CPFL e Embraer. O objetivo é debater e estimular estratégias mais eficazes nas companhias.

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