domingo, junho 02, 2013

Forma e conteúdo - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 02/06

O ex-presidente Lula cuspiu fogo sobre o amigo e presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE), há poucos dias, em Brasília. A pessoas próximas, disse que não aceita as conversas sigilosas de Campos com tucanos e com grandes empresários, e o assédio que vem fazendo a petistas para que mudem de partido, casos do senador Lindbergh Farias (RJ) e da ex-prefeita Luizianne Lins (CE).

Fora da agenda
O Meio Ambiente está na moda, e a candidatura de Marina Silva (Rede) ao Planalto força os demais a ter propostas. Mas a vida prática mostra que elas não são para valer. A cidade de São Paulo é um exemplo. Os rios Tietê e Pinheiros, que cortam a cidade, são dois lixos a céu aberto. Desde os anos 1980, todos os grandes partidos (PMDB, PTB, PT, PP, PSDB e DEM/PSD) já estiveram na prefeitura e nada relevante foi feito para despoluir os rios. O ex-deputado Fernando Gabeira, do PV, explica: “O descaso dos partidos é reflexo do atraso deles, e a falta de amadurecimento da sociedade faz com que essa deficiência dos partidos não seja tão sentida.”

“A ONU não vale nada. É como o Senado: não vota nada, não vale nada, não representa nada. O que vale é o Conselho de Segurança”
Pedro Simon Senador PMDB-RS

Sem reforma ministerial
Apesar dos problemas relacionados à desarticulação política do governo com o Congresso, não há por parte da presidente Dilma qualquer disposição para trocar ministros.

Ofertas
Com suas conversas com Eduardo Campos (PSB-PE) congeladas enquanto o governador não anuncia se concorrerá ao Planalto, o senador Armando Monteiro (PTB), na foto, está sendo assediado para concorrer ao governo de Pernambuco numa chapa que incluiria o deputado João Paulo (PT) e o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional), fora do PSB.

Sem clima
Um líder de partido da base aliada no Senado reclamava durante a semana do desânimo em desenvolver o papel no governo Dilma. Disse que não há margem de negociação com o Planalto e que a resposta-padrão é que nada pode.

O PV e Marina
Uma ala do PV se ressente pelo fato de Marina Silva ter deixado o partido e resiste a apoiar sua candidatura. Mas um dos ícones dos verdes, o ex-deputado Fernando Gabeira, é daqueles que defendem apoiá-la. Sustenta que o campo dos ambientalistas é pequeno e não suporta duas candidaturas. Por isso, o melhor a fazer é unir e concentrar em torno de um candidato.

Em campanha
O vice-presidente Michel Temer estará dia 12 de junho em Paris para defender a candidatura do Brasil a sede da Expo 2020. Participará de jantar oferecido aos membros do Bureau International des Expositions, responsável pela escolha.

Os negociadores
O presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), instala, na quarta-feira, Conselho Político integrado por dez candidatos a governador. O presidente será o vice de Minas Gerais, Alberto Pinto, cotado para a sucessão do tucano Antonio Anastasia.

NOVO IMPOSTO. O deputado Vicente Cândido (PT-SP) apresentará PEC para que donos de jatinhos, helicópteros e lanchas paguem IPVA.

Nenhum comentário: