terça-feira, junho 18, 2013

DOSE CERTA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 18/06

O Brasil já tem o domínio de todas as etapas de produção da vacina contra o vírus da gripe influenza (H1N1). O anúncio será feito hoje, em Brasília, pelo ministro Alexandre Padilha, da Saúde.

INTERCÂMBIO
O Instituto Butantan, responsável pelas vacinas brasileiras, chegou a produzir 6,5 milhões de doses aplicadas na campanha de imunização deste ano no país, ou 15% do total. Nos últimos anos, o laboratório francês Sanofi Pasteur transferiu a tecnologia que tornou possível a fabricação.

TERRITÓRIO
A previsão é que, em 2015, o Butantan consiga produzir o suficiente para abastecer toda a demanda nacional. O país hoje fabrica 21 vacinas, ou 94% do total usado no Brasil.

PORTA-VOZ
Para além das eventuais mágoas pessoais, as críticas públicas do ministro José Antonio Dias Toffoli a Dilma Rousseff são lidas como a ponta do iceberg do movimento "Volta Lula" já em curso em setores do PT.

DOIS LADOS
Os entusiastas do "Volta Lula" têm, no entanto, um temor: o de que a recolocação do presidente como opção real para 2014 estimule a abertura de alguma ação contra ele ligada ao escândalo do mensalão.

COM LICENÇA
Na avaliação de um dos mais frequentes interlocutores de Lula no PT, só existiria uma possibilidade de ele virar novamente candidato a presidente: a própria Dilma decidir, por conta própria, que não vai disputar a reeleição. Hipótese considerada hoje remota, para não dizer praticamente impossível, de se concretizar.

DE VOLTA
Gabriella Guerrero, a motorista que dirigia uma Land Rover que atropelou o jovem Vitor Gurman, em 2011, em SP, poderá de novo frequentar bares e casas noturnas. Ela estava impedida por medida cautelar que foi derrubada ontem no Tribunal de Justiça de SP. Os advogados José Luis Oliveira Lima e Ana Carolina Piovesana alegaram que a decisão não tinha amparo e que ela "em momento algum colocou em risco a apuração dos fatos". A decisão anterior teve como base reportagem do "CQC".

PASSE LIVRE
Os procuradores do MPF (Ministério Público Federal) em SP terão acesso ao sistema eletrônico dos 836 cartórios de registro civil do Estado. O convênio será assinado hoje. Os membros do MPF ganharão tempo: hoje, eles têm que enviar ofício aos cartório para pedir dados.

ADEUS, GLS
O DJ Iraí Campos inaugura na quinta a Le Rêve Club, no casarão onde ficava o clube GLS The Society, no Baixo Augusta. A nova balada consumiu R$ 700 mil na reforma dos banheiros (antes unissex). Terá três pistas e mais camarotes.

DÁ-LHE LUCAS
Os atores José Loreto e Débora Nascimento gritavam com a torcida do estádio Mané Garrincha, em Brasília, no sábado, o nome do jogador Lucas. "Sou muito fã dele", dizia a corintiana Débora. Já Loreto (Fluminense) criticava a escalação da seleção. "Acho o Felipão médio. É cabeça dura, não ouve o torcedor. Eu já escalaria o Lucas desde o início do jogo."

DÁ-LHE LUCAS 2
Outro fã do ex-jogador do SPFC era o humorista Hélio de La Peña, botafoguense. "O Lucas deveria entrar no começo. E o Oscar tinha que entrar no lugar do Hulk."

"Pelo Hélio, o Felipão escalaria o time do Botafogo inteiro", brincou Loreto.

BANDEIRA BRANCA
Bruno, filho da atriz Luiza Tomé, participaria da abertura da Copa das Confederações levando a bandeira do Brasil. Mas perdeu o voo para Brasília. "No meio das manifestações todas em São Paulo ele ficou três horas no trânsito e não conseguiu chegar ao aeroporto. O ensaio era às 8h no sábado e ele perdeu", diz Luiza.

EU O diretor Nelson Baskerville e o ator Leo Moreira Sá estreiam hoje o espetáculo "Lou & Leo", no Centro Cultural SP; a peça trata da jornada real de Sá, que nasceu Lourdes Helena, foi baterista da banda As Mercenárias e passa por cirurgias para adaptar seu corpo à identidade masculina

PRA FRENTE, BRASIL!
Os atores Débora Nascimento e José Loreto assistiram ao jogo de abertura da Copa das Confederações, no sábado, em Brasília, no lounge da Sony no estádio Mané Garrincha. A apresentadora Astrid Fontenelle e o humorista Hélio de La Peña levaram os filhos, Gabriel e Joaquim, respectivamente. A jornalista Christiane Pelajo também estava na plateia VIP.

CANJA SERTANEJA
A dupla Zezé Di Camargo & Luciano apresentou o show "Sonhos de Amor" na sexta, no Espaço das Américas, com a participação da cantora Roberta Miranda. Wanessa Camargo, filha de Zezé, esteve na plateia ao lado do marido, o empresário Marcus Buaiz, e do apresentador da Record Geraldo Luís.

CURTO-CIRCUITO
O paisagista paulista Alex Hanazaki é o primeiro brasileiro a entrar na Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas.

A jornalista Eliane Brum lança o livro "A Menina Quebrada", hoje, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A executiva Beth Brooke chega ao Brasil hoje para lançar pesquisa da Ernst & Young sobre exercício físico e sucesso profissional.

A belga Barry-Callebaut abre hoje, em SP, centro de treinamento de alta tecnologia dedicado ao chocolate.

A Associação Prato Cheio realiza "cassino solidário", hoje, às 19h30, no Octo Street, na Vila Madalena.

Nenhum comentário: