quarta-feira, junho 26, 2013

Discutindo a relação - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 26/06

Excluída do debate que levou ao anúncio de uma constituinte para a reforma política, a cúpula do PMDB fez pesados ataques à decisão de Dilma Rousseff anteontem, em reunião no Palácio do Jaburu. Antes, Michel Temer disse a Aloizio Mercadante (Educação) que a proposta era inviável e que, se tivesse sido consultado, teria feito ressalvas. No motim na residência do vice-presidente, um dos presentes chegou a dizer que estavam querendo implantar o "chavismo" no Brasil.

Bombeiro Parlamentares que estiveram no Jaburu contam que o ministro da Educação passou todo o dia de ontem tentando aplacar a insatisfação dos aliados.

Fica a dica Ontem, quando Temer foi a Dilma para apresentar sua proposta sobre o assunto, ele deixou claro que gostaria de ter sido ouvido antes do anúncio.

Como assim? Peemedebistas criticaram ainda o fato de o governo ter consultado Fernando Henrique Cardoso. "E o vizinho? Esqueceram do aliado", ataca um cacique.

Bússola Integrantes do governo também se queixaram sobre o fato de Dilma restringir seu rol de conselheiros a Mercadante e Fernando Pimentel (Desenvolvimento). "Ela ouve Mercadante sobre temas constitucionais e Temer sobre economia", ironiza um aliado da presidente.

Alto lá Quando Dilma falou, na reunião com governadores e prefeitos, que a redução de PIS/Cofins dada pelo governo permitiria baixar a tarifa de ônibus, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, disse: "Presidente, não é assim automático". Ela fechou a cara.

Rango livre Integrantes do Movimento Passe Livre que estiveram com Dilma anteontem chegaram à reunião sem almoçar. Ministros da presidente, como Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), pediram que funcionários providenciassem sanduíches para os ativistas.

Sintonia... A proposta de reforma política não chamou a atenção dos espectadores do pronunciamento que Dilma fez em cadeia nacional de TV na última sexta-feira. Pesquisas que chegaram ao governo mostram que apenas 10% deles citaram o projeto como um dos principais temas da fala da presidente.

...fina O tópico mais lembrado foi o fato de Dilma ter reconhecido que os "manifestantes têm direito de questionar e criticar tudo", com 23%. O levantamento foi feito no sábado em São Paulo, Salvador, Brasília e Rio.

Sem clima A turbulência provocada pelas manifestações suspendeu indefinidamente as viagens de Dilma e Lula pelo Brasil para comemorar os 10 anos do PT no poder. A direção do partido vai consultá-los hoje para tentar remarcar os seminários.

Na carne Geraldo Alckmin (PSDB) quer anunciar um corte de despesas de seu governo em resposta às manifestações. Secretários receberam a missão de apresentar um pacote de economia das contas de telefone e de gasolina dos carros oficiais.

Semente O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), foi convidado para dar uma palestra a mil pequenos produtores rurais de Santa Catarina. Ele ainda não confirmou presença.

Desliga 1 O PRB decidiu retirar seu único senador do bloco do governo. Eduardo Lopes (RJ) passará a integrar o grupo de parlamentares formado por PTB, PR e PSC.

Desliga 2 O partido diz que, no bloco do governo, não tinha espaço para relatar projetos na Casa. A vaga de Lopes era de Marcelo Crivella, que se licenciou para assumir o Ministério da Pesca.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Dilma tentou fazer marketing diante da crise, mas desta vez nem João Santana conseguiu explicar direito o que a presidente quer."

DO PRESIDENTE DO DEM, AGRIPINO MAIA, sobre o recuo de Dilma Rousseff após as críticas à convocação de uma constituinte para a reforma política.

contraponto
Vira-casaca?
Dirigentes sindicais reunidos ontem em São Paulo se entreolharam quando o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vagner Freitas, chegou ao encontro vestindo uma camiseta estampada com uma bandeira da Escócia.

Um sindicalista estranhou a ousadia do colega na hora de escolher o uniforme, no momento em que bandeiras brasileiras estão espalhadas pelas ruas e o nacionalismo dá o tom de manifestações nas capitais do país. Brincando, cochichou:

--Este aí está mesmo fora da casinha!

Nenhum comentário: