segunda-feira, junho 24, 2013

Diário de bordo - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 24/06

Dilma Rousseff vai voltar atrás parcialmente na decisão que tornou sigilosos todos os dados sobre gastos de viagens presidenciais, anunciada no fim de maio. Pressionada pelos protestos em todo o país, que exigem transparência no gasto público, a presidente vai anunciar, juntamente com outras medidas, que serão liberadas as informações sobre suas despesas, do vice Michel Temer, de ministros e assessores. Ficarão sob sigilo apenas os custos e as informações relativas à segurança.

Discurso... Presidente do PSDB e virtual adversário de Dilma no ano que vem, Aécio Neves procurou os governadores e prefeitos de capitais para fechar uma pauta do partido para a reunião de hoje com a presidente.

... próprio A lista incluirá propostas administrativas e nos campos ético e político. O senador diz que os protestos permitem debater o pacto federativo, contra o que chama de ''centralismo da União''.

Gol contra Aécio aponta oportunismo de Dilma ao dissociar o governo dos gastos com a Copa. "Ela passou seis meses inaugurando estádios como se fossem seus para agora dizer, erradamente, que não há recursos federais.''

É a política Governadores do PT, capitaneados por Jaques Wagner (BA), devem tentar avançar hoje na discussão da reforma política. Ele defende financiamento público de campanhas, fim das coligações proporcionais e coincidência das eleições.

Timing Dilma avisou a Luís Roberto Barroso que não irá à sua posse no STF, marcada para quarta-feira, assim como não foi às dos demais ministros nomeados por ela. O Planalto tem grande preocupação com a solenidade, que coincidirá com uma passeata contra a corrupção e com o jogo Brasil x Espanha.

Sem saída O acesso ao Supremo é facilmente bloqueável caso o ato feche a Praça dos Três Poderes. Na sexta, Joaquim Barbosa conversou com Barroso. Decidiram manter a data da posse.

Cadê? Políticos notaram o silêncio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que foi protagonista em atos na ditadura militar, nas Diretas-Já e no Fora Collor, diante da atual onda de protestos.

Nas nuvens Fernando Haddad (PT) e Guido Mantega (Fazenda) viajarão juntos hoje a Brasília. A carona mostra que foi superado o mal-estar depois que o ministro vetou novas desonerações fiscais sobre transportes, pedidas pelo prefeito para viabilizar o recuo no reajuste da passagem de ônibus.

Figurino O PT passou a ver as candidaturas de Lindbergh Farias (RJ) e Alexandre Padilha (SP), ambos na faixa dos 40 e ex-líderes dos caras-pintadas em 1992, como um meio para tentar atingir a juventude cética com o partido.

Fogueira Padilha está "sob grande pressão" com a reação aos protestos que será lançada hoje, segundo quem acompanhou as conversas no fim de semana. Terá a chance de viabilizar sua candidatura com o programa Mais Médicos e as demais medidas para a saúde, mas se inviabilizará caso elas não decolem.

Doutor acordou Joga contra o ministro a forte oposição do setor ao programa de ''importação'' de profissionais para atuar no Brasil. Entidades marcaram para quarta-feira atos em todo o país contra o projeto.

Caixa-preta O prefeito de Salvador (BA), ACM Neto (DEM), mandou a área técnica do governo preparar para divulgação urgente a planilha com os custos e os repasses para empresas de ônibus. Na capital baiana, o serviço de transporte passará pela primeira licitação neste ano.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Pauta do uso do dinheiro público não é de direita nem de esquerda. Questão da ética antecede a filiação partidária."
DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER (PT-BA), para quem o combate à corrupção passa por maior transparência e pela reforma política para melhorar o sistema.

contraponto


Agruras de um prefeito anônimo
Às voltas com os protestos em Curitiba, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) ainda enfrentou na semana passada as piores chuvas do ano. No sábado, foi à região mais afetada, na divisa com Araucária, para uma vistoria. Como chovia muito, vestiu uma capa amarela da Defesa Civil.

--Você aí, me ajuda aqui a colocar minha moto ali em cima --disse um motoqueiro preso na enchente.

Fruet, sem se identificar, atendeu o pedido.

--Mais para a direita --reclamou o motoqueiro.

Um assessor quis dizer quem era, mas Fruet o conteve.

--Deixa pra lá. Mas nunca mais visto essa capa...


Nenhum comentário: