quarta-feira, junho 26, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Há insatisfação generalizada em relação aos serviços públicos”
Deputado Henrique Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara, sobre as manifestações


JOAQUIM PEDE ‘CANDIDATURA AVULSA’ E VIRA OPÇÃO

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, continua jurando que “jamais passou pela cabeça” disputar a Presidência da República, mas defende, na reforma política, a “candidatura avulsa”, sem necessidade de filiação ao que chama de “partidos de mentirinha”. Com isso, garantiu espaço entre os pré-candidatos, até porque afaga-lhe o ego a inclusão do seu nome em pesquisas de intenção de voto.

CANDIDATÍSSIMO

Como qualquer político esperto, o presidente do STF nega que é candidato, mas continua, meticulosamente, comportando-se como tal.

ELE GOSTA DO TEMA

Joaquim chefia o Poder Judiciário, mas deu mais ideias para a reforma política do que qualquer político, do voto distrital a recall de eleitos.

O ESTADO SOU EU

Joaquim Barbosa prega “democracia direta”, diminuindo o “peso dos partidos”, mas não fala em reduzir o poder imperial do presidente da República.

COERÊNCIA

O vice Michel Temer não esquece o que escreveu: em 2007, ele era contra a “constituinte exclusiva” para reforma política.

Continua contra.

DILMA SE IRRITA

Ao listar os projetos que pretende pôr em votação, após conversar com líderes de bancada e de oposição, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), exortou a presidente Dilma Rousseff a reduzir o número de ministérios, transferindo os respectivos recursos para saúde, educação, transporte e segurança. Madame, que sintonizava a TV Senado, ficou possessa. Acabou sobrando para os tímpanos de quem estava por perto.

SEM RETORNO

No Planalto, todos acham que Dilma se precipitou, propondo plebiscito e “constituinte exclusiva”, mas ninguém acredita que ela recue.

ATÉ FIM DO ANO

Dilma planeja ligar as turbinas e aprovar a reforma política até o fim deste ano, e usá-la como bandeira na disputa pela reeleição em 2014.

COMPLEXADOS

Traficantes cariocas aderiram aos protestos. Por ora “pacíficos” nas UPPs, mas o Movimento Pó Livre desandou no Complexo do Alemão.

PROJETO FAST-FOOD

Durante reunião ontem com a OAB, o vice Michel Temer defendeu que o Congresso aprove o quanto antes o projeto de lei determinando as perguntas e a realização do plebiscito, como período do mandato, voto obrigatório, coincidência de eleições, financiamento de campanha.

OLHO GORDO

Percebendo que o sonho presidencial de Aécio Neves (PSDB-MG) continua patinando, sem sair do lugar, o velho José Serra começa a botar as mangas de fora para retomar sua própria pré-candidatura.

CONTRA MARÉ

Apesar do pedido de manifestantes, o líder do PT, José Guimarães (CE), foi contrário ontem, durante a reunião de líderes, à votação da PEC 37, que deixa claro que investigar é papel da polícia.

TELHADO DE VIDRO

Com medo de novas manifestações hoje em Brasília, os bueiros no entorno do Congresso Nacional levaram solda para não virar arma de vândalos. No protesto anterior, pedaços de ferro foram atirados nos policiais.

POEIRA ABAIXAR

Com manifestações acontecendo em série no país, a cúpula do PMDB adiou para a próxima terça-feira (2) a reunião da Executiva Nacional, que tratará das eleições para 2014 e da liberação de emendas.

DEIXA CONOSCO

Relator do projeto de Reforma Política, Henrique Fontana (PT-RS) defende que o plebiscito seja feito apenas se o Congresso se negar novamente a votar proposta. Ele coleta assinaturas para pedir urgência.

DIREITOS DOS HUMANOS

Os deputados falastrões dos Direitos Humanos não deram um pio no escândalo do líder do “acampamento” que, ameaçado até de morte, saiu das imediações do prédio do governador Sérgio Cabral (PMDB).

OLHO NO POSTO

Desgastado com a pressão pela “constituinte”, o presidente do PT, Rui Falcão, se recolheu, mas tem nos calcanhares o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), em campanha pelo imposto das grandes fortunas.

PERGUNTA NA BILHETERIA

Dilma vai ao Maracanã, domingo (30), se o Brasil for à final da Copa das Confederações?


PODER SEM PUDOR

PRESENTE DEVOLVIDO

ACM sempre jogou pesado. Em 1992, governador, ele mandou o seu líder na Assembleia Legislativa da Bahia ridicularizar o ex-aliado Sérgio Carneiro, que ousara romper com ele. O tal líder era Eujácio Simões, nomeado para o Dnit (ex-DNER), flagrado visitando sites pornôs num computador da Câmara. Eujácio se prestou a subir à tribuna e atacar:

- Vim devolver o presente de V. Exa. ao governador, no seu aniversário.

Ante o plenário perplexo, retirou de uma sacola uma cueca samba-canção de seda, enorme, cor cinza, exibindo-a para os fotógrafos.

Nenhum comentário: