sexta-feira, junho 21, 2013

Bola cantada - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 21/06

A decisão de Rui Falcão de convocar militantes do PT às ruas ontem preocupou o governo federal antes mesmo da explosão de violência em protestos em várias cidades do país. Segundo relatos, o presidente do partido não discutiu a ideia com o Palácio do Planalto, que desde cedo temia que um eventual confronto entre petistas e outros grupos das passeatas respingasse em Dilma Rousseff. "Se der errado, a culpa é de quem?", questionava um membro da equipe presidencial.

Liquidação Enquanto participantes da passeata em São Paulo relatavam nas redes sociais casos de agressão a militantes de vários partidos, o perfil do PT paulista no Twitter anunciava: "Lojinha do PT-SP: bandeiras oficiais com 10% de desconto".

Que ano é? Na reunião em que Dilma ouviu de Lula conselhos sobre a condução do governo, anteontem em São Paulo, estavam presentes Antonio Palocci e Franklin Martins. Os dois foram ministros de Lula, e Palocci, também do governo de Dilma.

Curso O ex-presidente recebeu ontem em seu instituto Pablo Capile, da Casa Fora do Eixo, coletivo que reúne movimentos sociais. Eles discutiram sobre os protestos generalizados pelo país e sobre cultura. Ele integra o grupo que transmite em vídeo as manifestações de São Paulo.

Mal-me-quer Numa reunião recente entre parlamentares petistas, um deputado questionou os demais sobre se tinham certeza de que Dilma gostava de alguém ali. Ninguém se pronunciou.

Ressaca Dilma ligou para Fernando Haddad depois do anúncio da redução da tarifa. Ontem, o prefeito telefonou para um pequeno grupo do PT para desabafar: disse ter ficado aborrecido com a pressão que sofreu dela e de Lula e reclamou que os dois não entendiam o efeito que o recuo teria sobre sua imagem.

Deixa estar A irritação de Haddad se estende até a membros de seu primeiro escalão que não lhe deram suporte. Passada a crise, o prefeito deve mexer na equipe para tirar os quinta-coluna''.

Debate O secretário de Segurança de São Paulo, Fernando Grella, almoçou ontem com o ex-governador José Serra no restaurante A Bela Sintra, nos Jardins, na capital. Os dois fizeram um balanço da onda de protestos.

Lentes Grella, em determinado momento, comentou o fato de as manifestações terem desviado o foco das cobranças ao governo paulista pela escalada de casos de roubo e latrocínio em São Paulo.

Mapa... Nas 24 horas depois de governo e prefeitura de São Paulo anunciarem a volta do preço das passagens para R$ 3,00, o ativismo nas redes sociais atingiu 36,8 milhões de pessoas. Os dados são de levantamento do grupo Máquina/Brandviewer.

... digital Dos usuários que postaram sobre os protestos, 59,9% são homens, e o Twitter é a rede favorita (62,8%), seguido por Facebook (23,5%) e Google+ (8,4%). A hashtag mais usada foi #vemprarua (2,4 milhões de menções). São Paulo responde por 38,4% dos posts.

Sem clima 1 O bloco governista no Senado já enxerga sinais claros de que o projeto que dificulta a criação de novos partidos deve ser derrubado quando o STF julgar o mérito, caso seja aprovado.

Sem clima 2 Os parlamentares, no entanto, pretendem levar a votação adiante no Congresso e esperam aval do Palácio do Planalto para dar nova redação à proposta, retirando do texto pontos que podem ser considerados inconstitucionais.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"O governo federal deveria desistir desse projeto maluco do trem-bala e investir o dinheiro em metrô e trem nas cidades."
DO SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA (PSDB-SP), criticando a defesa, por ministros, da desoneração de transportes feita pela presidente Dilma Rousseff.

contraponto


Conversa de botequim
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado discutia projeto de Lindbergh Farias (PT) que regulamenta o rateio das gorjetas em bares e restaurantes. Roberto Requião (PMDB) ironizou a defesa dos garçons pelo petista.

--Vou sugerir aos meus amigos e companheiros do Bar Cervantes, em Copacabana, que coloquem uma fotografia do Lindbergh na sala, como patrono dos garçons.

Após cochichar com Pedro Taques (PDT), acrescentou:

--E o senador Taques faz uma sugestão bem brasileira: que, diante da foto do Lindbergh, o cliente peça uma pinga e jogue um pouco no chão para o santo.

Nenhum comentário: