terça-feira, junho 25, 2013

Agora vai? - SONIA RACY

O ESTADÃO - 25/06

Não é de hoje que a proposta que torna corrupção crime hediondo, defendida ontem por Dilma, é discutidano Congresso. O primeiro projeto, de 2004, é de um tucano, Wilson Santos, ex-prefeito de Cuiabá e hoje professor de História.

Outros sete - inclusive o que foi enviado por Lula,em 2009 - foram anexados a esse texto, que está pronto para ser votado desde 2008. "As medidas têm cheiro de proposta eleitoral. Se Dilma vai cumpri-las é outra história", disse Santos à coluna.

Constitucional?
Em 2011, Luís Roberto Barroso, do STF, tinha opinião diversa à da presidente sobre uma constituinte para tratar da reforma política: "Você só precisaria de poder constituinte originário se houvesse na Constituição alguma coisa que impedisse a reforma política de que o País precisa. E não há", disse ao site Migalhas, em vídeo viralizado ontem no Facebook.

E mais: "Ninguém pode convocar um poder constituinte e estabelecer, previamente, a agenda deste poder".

Portas abertas
Dilma deve receber as principais centrais sindicais na semana que vem. O Planalto havia marcado o encontro para quarta-feira, mas decidiu adiá-lo por causa do jogo entre Brasil e Uruguai.

Pauta? Reajuste dos aposentados, redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário e melhoria na saúde.

Pedágio
Mesmo surpreendidas com o anúncio de Alckmin ontem, as concessionárias têm duas fórmulas prontas para que a suspensão do reajuste dos pedágios não afete seus bolsos. Calcula-se que elas perderão R$ 500 milhões por ano.

A primeira é simples e fácil de aplicar: o que vão perder será descontado do que pagam ao Estado pela concessão.

Pedágio 2
A segunda é mais complicada: mudar o formato da concessão para o modelo do metrô. O Estado paga à concessionária uma tarifa técnica fixa, diferente da tarifa pública.

Curiosidade: atualmente, o metrô linha 4 paga, por passageiro transportado, um preço mais baixo do que a tarifa cobrada do usuário.

Wishful thinking?

Fortes rumores movimentaram o mercado brasileiro de ações ontem. Exagerados, davam conta da troca de...toda a equipe econômica.

O escolhido
Fábio Barbosa deve ser eleito hoje presidente do conselho de administração da Fundação Osesp - substituindo Fernando Henrique Cardoso.

Deixam o conselho, também por força do estatuto, Horacio Piva e Pedro Moreira Salles.

Carisma
Lucas Monteiro de Oliveira, militante do Passe Livre que ganhou fãs depois de participar do Roda Viva, é filho de Pedro Luís.

Músico das bandas Monobloco e Pedro Luís e a Parede.

Cachorrada
O jogo foi bastante animado, mas os torcedores que assistiram México e Japão no Mineirão, sábado, tiveram bons motivos para reclamar. Principalmente da comida à venda.

Maior vilão? O hot dog - pão seco com salsicha e... um pingo de mostarda. Por insólitos R$ 8.

Nenhum comentário: