sábado, junho 01, 2013

A fórmula da convivência - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 01/06

Sem vitoriosos, sem vencidos. Esta será a premissa das conversas da próxima semana entre governo e PMDB. Para melhorar a articulação da presidente Dilma com o Congresso, será feito esforço dos dois lados. o Planalto negociará com antecedência o envio de projetos polêmicos e se abrirá mais ao diálogo. A interlocução permanecerá com as ministras Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti.

Banheiro para todos
Pesquisa encomendada pelo governo aponta que os banheiros estão entre as principais queixas dos usuários dos aeroportos brasileiros. São poucos, sujos e apertados. Com o diagnóstico na mão, o ministro Moreira Franco (Aviação Civil) determinou à Infraero que priorize a reforma dos mais urgentes, caso do Santos Dumont, por causa do volume de passageiros com a Jornada Mundial da Juventude, em julho. A ordem é triplicar a capacidade dos banheiros antes da Copa das Confederações. Todos os outros aeroportos terão que rever essas áreas e melhorá-las de acordo com o número de passageiros.

“o Senado não pode ser limitado eternamente no seu papel constitucional de apreciar MPs: de aprová-las, rejeitá-las, emendá-las e, se for necessario, deixar que caiam "
Renan Calheiros
Presidente do Senado

Questão regimental
No rosário de críticas desfiado pelo PMDB na relação da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) com o Congresso, está a falta de entendimento das votações na Câmara e no Senado. Peemedebistas sugerem que se dedique à leitura do regimento.

Imbatível
A única forma de o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ter garantida legenda para concorrer à reeleição, dizem petistas da cúpula de São Paulo, é se o tucano José Serra (SP) decidir concorrer ao Senado. Avaliam que Serra dificilmente perde a eleição e, com isso, a vaga ao Senado não seria alvo de interesse numa composição.

Aproximação
A presidente Dilma ofereceu ao presidente nacional do PTB, Benito Gama, a vice-presidência de Assuntos de Governo do Banco do Brasil. O partido ainda espera mais cargos no primeiro escalão para fechar o acordo.

Abastecimento eleitoral
A mudança dos royalties do ferro e do manganês favorece o Pará, onde o PT quer impedir a reeleição do governador Simão Jatene (PSDB). O Pará fica hoje com 30% desses royalties. Nos primeiros cinco meses deste ano, já recebeu R$ 471,9 milhões. No ano passado, foram R$ 524,2 milhões. Com o reajuste da alíquota de 2% do líquido para 4% do bruto, essa receita deve dobrar.

Seleção mundial
Zico e o governador Agnelo Queiroz (PT-DF) se reuniram ontem para discutir seminário internacional sobre modelos de gestão do futebol, em Salvador, no fim do ano. Entre os painelistas: Beckenbauer, Platini, Leonardo e Pep Guardiola.

Pulga atrás da orelha
Os políticos estão intrigados com o caso Bolsa Família. Não entendem como ninguém tenha ficado sem sacar com a corrida atípica aos caixas eletrônicos. A Caixa não explica direito como estavam preparados para a demanda extra.

DEBATE ANTECIPADO. Associação dos Micro e Pequenos Empresários da Baixada Fluminense faz este mês rodada de conversa com candidatos ao governo.

Nenhum comentário: