quinta-feira, maio 02, 2013

VOZES AFINADAS - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 02/05

Os direitos autorais e o Ecad, escritório que centraliza a arrecadação e a distribuição de recursos para os compositores, voltaram a ser tema de grandes estrelas da MPB como Gilberto Gil e Chico Buarque. Nesta semana, um grupo de artistas se reuniu no Rio de Janeiro para discutir problemas ligados à área.

PONTO
Um dos motivos de tensão é a multa de R$ 38 milhões que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aplicou ao Ecad em março. O órgão concordou com acusação da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) de que os preços cobrados pelo escritório pela reprodução de músicas dos artistas são abusivos e que não há margem para negociação, já que o Ecad e outras seis associações de artistas formariam um cartel.

LUZES
O temor é o de que algumas associações tenham que se valer dos recursos que arrecadam para os artistas para fazer frente à multa, diminuindo o bolo recebido por eles. Outra discussão que voltou à pauta é a necessidade de maior transparência no Ecad. Um projeto que tramita no Congresso Nacional propõe mudanças de gestão e a volta de agência que regule o setor.

DEBATE
Na reunião dos artistas, a segunda em poucos dias, houve troca de informações e de ideias. Não houve conclusão que permitisse a adoção de uma postura conjunta em relação aos temas.

TORCIDA
Eduardo Campos (PSB-PE) tem convicção de que José Serra deixará o PSDB, com chance de se lançar candidato a presidente por um novo partido, o Mobilização Democrática. É o que tem dito a interlocutores. Para ele, que é pré-candidato também, quanto mais oposição a Dilma Rousseff, melhor, para forçar um segundo turno.

TORCIDA 2
Para isso ocorrer, no entanto, é crucial que o STF (Supremo Tribunal Federal) mantenha a possibilidade de novos partidos acessarem recursos e tempo de TV em 2014, viabilizando o Mobilização Democrática.

SUSPENSE
O ministro Gilmar Mendes, que deu a liminar do STF que favorece os novos partidos, só deve levar a questão ao plenário do tribunal no fim do mês.

VAI, MAS VOLTA
O Studio SP, que fecha as portas hoje, já prepara um retorno em formato de festival anual. O primeiro deve ocorrer em junho de 2014. Serão dois dias de shows gratuitos em praça pública no centro de SP, com artistas e bandas independentes.

EM FAMÍLIA
A cantora Luciana Mello tem novo empresário: o marido, o fotógrafo Ike Levy. Os dois criaram a empresa "Cantarolar". Em junho, ela fará shows em Nova York.

O CASAL NÚMERO UM

O cineasta Alain Fresnot se prepara para um dos grandes desafios de sua longa carreira: dirigir dois dos maiores artistas vivos do Brasil, Lima Duarte e Fernanda Montenegro. Eles vão ser os personagens principais de "Uma Noite Não É Nada", seu próximo longa-metragem, para o qual ainda busca financiamento.

É a história de um casal em que ele, professor, se apaixona por uma aluna portadora do vírus HIV. Acaba infectado e, ao mesmo tempo, desprezado. No fim da vida, no hospital, pede para a mulher, interpretada por Fernanda, encontrar sua derradeira paixão. E ela parte atrás da jovem aluna.

Enquanto o filme não começa, Fresnot, "escultor de fim de semana", se dedica às obras que faz com as próprias mãos, como a girafa que tem na sala de casa, batizada provisoriamente de "Elefante n° 1".

EMOÇÕES

Roberto Carlos iniciou temporada de shows em SP, anteontem, no Espaço das Américas. Carlos Alberto Braga, irmão do Rei, o ator Tiago Abravanel, com a mãe, a diretora Cintia, e o secretário estadual da Segurança, Fernando Grella, com a mulher, Maria Olívia, estavam na plateia.

MUITAS GRAVURAS

Rossini Perez ganhou exposição com retrospectiva de sua obra na Estação Pinacoteca. O ex-ministro Rubens Ricupero e os artistas Lena Bergstein e Sergio Fingermann foram ao vernissage de "Rossini Perez- Um Passante e Duas Margens", no fim de semana.

CURTO-CIRCUITO

A exposição "130 anos de Khalil Gibran" será aberta para convidados hoje, às 20h30, no Memorial da América Latina.

A Lacoste lança polos assinadas pelos irmãos Campana, às 18h, na FirmaCasa, no Jardim Paulistano.

A quarta edição do programa "Lado Bi", apresentado por James Cimino e Marcio Caparica, entra no ar hoje, no site da rádio UOL.

Alessandra Blanco ministra hoje a primeira das quatro aulas do curso Comer e Escrever, na Casa do Saber. Até o dia 23.

Buchecha faz show, hoje, na Outlaws, com participação do cantor Marquinhos Osócio. 18 anos.

A loja Meu Amigo Pet passará a vender produtos da Joy Art by Karina Bacchi.

Nenhum comentário: