quinta-feira, maio 23, 2013

União estável? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 23/05

O casamento de conveniência entre Geraldo Alckmin e Fernando Haddad no reajuste simultâneo e com iguais valores para as tarifas de ônibus urbanos, metrô e trens não garante o entendimento para a adesão do governo do Estado ao projeto de Bilhete Único Mensal, mote da campanha do petista à prefeitura. Assessores de Haddad acham que Alckmin sinaliza que vai aderir ao plano. Mas o Palácio dos Bandeirantes ainda tem restrições técnicas à viabilidade da nova modalidade.

Bonde Nem os incidentes da Virada Cultural atrapalharam a costura de Alckmin e Haddad. Os dois se falaram para acertar detalhes do anúncio das novas tarifas.

Censo 1 O PSB-SP fará levantamento em todos os diretórios municipais do Estado para saber quantos apoiam o projeto presidencial de Eduardo Campos. Outros Estados devem fazer o mesmo.

Censo 2 SP tem a maior parte (32%) dos delegados que votam no congresso da sigla que decidirá sobre a candidatura própria. Rio Grande do Sul (8%), Distrito Federal (3%) e Pernambuco (11%) completam a maioria de 54% de delegados que devem opinar pró-Campos.

É nossa "Quem conhece a composição numérica do nosso congresso sabe que o jogo está jogado e o resto é me engana que eu gosto", diz o deputado Márcio França.

Agora vai? A CPI da Petrobras foi protocolada por Leonardo Quintão (PMDB-MG) na Câmara com 199 assinaturas. Ele aproveitou o quorum da sessão da MP dos Portos na semana passada e colheu mais 50 adesões.

Onde pega O empenho para investigar a estatal é fruto da insatisfação com a perda de diretoria da Petrobras que era da cota do PMDB mineiro. Agora, depende do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a instalação dos trabalhos.

Mão dupla O programa do PSC que vai ao ar hoje mostra imagens de manifestações contra o deputado Marco Feliciano (SP). O vice-presidente da sigla, Everaldo Pereira, diz que alguns querem "impor ideias gritando", mas que a legenda prefere trabalhar de forma "serena".

Non grata O PSD protocola hoje representação no Conselho de Ética da Câmara contra Anthony Garotinho (RJ) pelas acusações feitas na votação da MP dos Portos. É a primeira sigla a pedir investigação contra o líder do PR.

Pressa O Senado vai criar comissão especial para reformar a lei de licitações. O presidente será Vital do Rêgo (PMDB-PB) e a relatora, Kátia Abreu (PSD-TO). Segundo ela, a ideia é modernizar a lei para melhorar a eficiência do gasto e reduzir a burocracia.

Trégua O presidente da Câmara paulistana, José Américo (PT), entrou em acordo com Haddad e não vai mais tentar derrubar o veto a projeto de lei de sua autoria. Vai reapresentar a proposta reduzindo de 30% para 25% a proporção de produtos não editoriais que podem ser vendidos em bancas de jornal.

Novela Julgamento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) reabriu a discussão sobre a regularidade do licenciamento do shopping Bourbon, na zona oeste da capital. O STJ determinou que o Ministério Público do Estado prossiga com ação civil pública de 2006 que o Tribunal de Justiça havia julgado extinta.

Visita à Folha Maria Silvia Bastos Marques, presidente da Empresa Olímpica Municipal do Rio de Janeiro, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebida em almoço. Estava acompanhada de Mariza Louven, assessora de mídia.

com ANDRÉIA SADI e LUIZA BANDEIRA

tiroteio
"O balcão de negócios instalado em nome da governabilidade alimenta os chupins da República e esgota a capacidade de investir."
DO SENADOR ALVARO DIAS (PSDB-PR), sobre o contingenciamento de R$ 28 bilhões do Orçamento anunciado ontem pelo governo federal.

contraponto


Vida de ex-prefeito
Durante evento com prefeitos em Santos no mês passado, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, deu uma longa entrevista. Falou sobre alianças da sigla para as eleições de 2014, possibilidade de nomeação do vice-governador paulista Guilherme Afif (PSD) como ministro e outros temas a respeito do cenário político nacional.

Ele já ia embora quando um jornalista quis fazer mais uma pergunta sobre o assunto. O ex-prefeito respondeu prontamente, levando todos às gargalhadas:

--Para quem enfrentou maratona de perguntas sobre buracos de rua por anos, mais uma de política é moleza!

Nenhum comentário: