quarta-feira, maio 15, 2013

Todos os santos - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 15/05

Ideli Salvatti (Relações Institucionais) acionou até Roberto Jefferson em busca de ajuda para garantir o apoio do PTB na votação da medida provisória dos portos, ontem, na Câmara. O delator do mensalão, maior escândalo do governo Lula, concordou em ajudar o Planalto. O ex-deputado Benito Gama, presidente da sigla, também foi procurado para conter Silvio Costa (PE), que estava "incendiando" o plenário da Casa com posicionamento contrário à MP.

Articulação Diante do pedido, a dupla acionou Jovair Arantes (PTB-GO), líder do partido, que ficou de conversar com sua bancada.

Jogando a toalha Luiz Sérgio (PT-RJ) retirou emendas polêmicas da MP após pressão do Planalto e do PT: "Gleisi Hoffmann e José Guimarães me pediram", diz ele.

Show do bilhão Em tom de brincadeira, Eudes Xavier (PT-CE) disse a Amaury Teixeira (PT-BA) logo após registrar presença: "Vamos embora que eu quero meu R$ 1 bilhão!". O valor foi o prometido pelo governo em emendas em troca da aprovação da MP.

Taxímetro Diante das sucessivas obstruções na votação da MP dos Portos ontem, um deputado brincava: "O PMDB inaugurou a obstrução por hora nesta Casa".

Calendário Guido Mantega (Fazenda) acertou com o secretário-executivo, Nelson Barbosa, que ele entra em férias hoje. Sua exoneração será efetivada em 1º de junho.

Para depois 1 Setores do governo defendem que Alessandro Teixeira, que deixará o Ministério de Desenvolvimento e Indústria depois de pedido de Fernando Pimentel, seja realocado na Casa Civil após temporada de férias.

Para depois 2 Beto Vasconcelos, secretário-executivo de Glesi Hoffmann, deve deixar o posto no período. Outra opção é alocar Teixeira em um órgão internacional.

Mediação Joaquim Barbosa receberá Márcio Thomaz Bastos, advogado de José Roberto Salgado, do Banco Rural, no caso do mensalão. O presidente do STF convidou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para participar da audiência, na próxima segunda-feira.

Flashmob Barbosa tem dito que não precisa pautar a análise dos embargos de declaração do mensalão antes de levá-los ao plenário do Supremo. Ele pode surpreender os demais ministros e propor a análise dos recursos a qualquer momento.

QI A bancada federal do PSDB levará ao senador Aécio Neves (MG) o nome de Bruno Araújo (PE) como indicação para a secretaria-geral da sigla. A despeito da decisão, o posto segue como o preferido para acomodar a seção paulista na Executiva.

Tiro n'água De um sindicalista que participou da conversa com o Planalto ontem: "Foi uma reunião que levou do nada para lugar nenhum".

Sinergia Empenhado em derrubar a mudança no ICMS discutida no Senado, Geraldo Alckmin (PSDB) telefonou para Luiz Marinho (PT). O petista prometeu ajuda e levou o tema à reunião da Frente Nacional de Prefeitos.

Uni-vos Com apoio de setores do empresariado de Estados contrários às alterações no imposto, sindicatos da Força e da CGTB querem levar hoje 30 mil pessoas para protestar na Esplanada.

Visita à Folha Marina Grossi, presidente do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), visitou ontem a Folha. Estava com Eduardo Nunes, coordenador de comunicação, e Renato Nassar, assessor de imprensa.

com ANDRÉIA SADI e PAULO GAMA

tiroteio
"Com o discurso de ontem, Anthony Garotinho deixa de ser o Garotinho do PR para ser apenas um garotinho da Ideli."
DO DEPUTADO NILSON LEITÃO (PSDB-MT), líder da minoria na Câmara, sobre fala de Anthony Garotinho (PR-RJ) em defesa da votação da MP dos Portos.

contraponto


O que é isso, companheira?
A filósofa Marilena Chauí participou na segunda-feira de debate sobre o lançamento do livro "10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma'', organizado pelo sociólogo Emir Sader. Fez uma longa fala e terminou com um brado:

-Odeio a classe média -disse, para em seguida chamá-la de ''fascista'' e ''reacionária''.

Lula, que falou logo depois da acadêmica, tratou de aliviar o clima, para êxtase da plateia:

-Depois de anos que lutei para chegar à classe média, vem essa mulher e esculhamba com a classe média...

Nenhum comentário: