sexta-feira, maio 17, 2013

Na estrada - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 17/05

Depois de reduzir sua exposição pública nas últimas semanas, Eduardo Campos retomou a agenda de pré-candidato a presidente. Na quarta-feira, participou de seminário sobre gestão em Joinville (SC), onde repetiu para 1.500 empresários palestra sobre o desequilíbrio entre União e Estados, com ênfase na falta de verbas federais para saúde. O governador de Pernambuco também intensificou as gravações para programas regionais do PSB, que vão ar neste semestre e no próximo.

Porta aberta Na passagem por Santa Catarina, Campos convidou Paulo Bornhausen, secretário de Desenvolvimento do Estado, a trocar o PSD pelo PSB. A família Bornhausen não vai apoiar a reeleição de Dilma Rousseff, como o governador Raimundo Colombo.

Já passou Diante da atuação de Eduardo Cunha (RJ) na votação da MP dos Portos, petistas pressionam o Planalto a demitir indicados pelo líder do PMDB. A ordem no governo, no entanto, é "baixar o tom" e cessar a disputa com o peemedebista.

Cuco Para garantir quorum na madrugada, Cunha mandou buscar com seu carro deputados que haviam abandonado o plenário e já tinham ido dormir, como Geraldo Resende (PMDB-MS).

Sem lastro Emissários de Dilma lembraram ao PP, que votou contra o governo na Câmara, que nunca foi prometido à legenda cargo na Petrobras após a perda de diretoria no ano passado.

Fatura Nos bastidores, deputados justificavam o voto contra o governo por não terem sido contemplados com nova vaga na empresa.

Round 2 Parlamentares apontam como a próxima crise do Congresso com o governo a instalação anteontem de comissões especiais para a analisar as medidas provisórias 610 e 612. Peemedebistas prometem anular a sessão de instalação das comissões.

Reabilitado O PSDB vai homenagear o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante a convenção de amanhã que vai eleger o presidenciável Aécio Neves (MG) para comandar a sigla.

Neutro O discurso de José Serra na reunião tucana deve ir na mesma direção do proferido em evento da sigla em São Paulo, com críticas a Dilma e sem menção à pré-candidatura do mineiro.

O outro O deputado José Bittencourt (PSD) é o novo relator na Assembleia paulista da proposta de emenda que reduz o poder de investigação de promotores, depois que Mauro Bragato (PSDB) foi destituído da função. A troca agradou ao autor da proposta, Campos Machado (PTB), que pediu a mudança.

Pensão Foi publicado ontem no "Diário Oficial" de SP o projeto do novo auxílio-moradia dos deputados estaduais, com reembolso de até R$ 2.850 para quem não mora na capital. A verba foi batizada de "auxílio-hospedagem".

Palco O vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar, deve trocar o PTB pelo PR de Valdemar Costa Neto. O cantor quer estar aliado ao PT em 2014, quando pode ser candidato a deputado federal.

Visitas à Folha Dan Conrado, presidente da Previ, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Renê Sanda, diretor de investimentos, Roberto Sabato, gerente-executivo de comunicação, e Gabriela Wolthers, assessora de imprensa.

Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Vera Esaú, gerente de comunicação, e Ricardo Viveiros, assessor de imprensa.

com ANDRÉIA SADI e LUIZA BANDEIRA

tiroteio
"Chegou a hora da CPI dos Porcos, para investigar os homens de bens que chafurdam nas águas sujas dos portos brasileiros."
DO DEPUTADO DOMINGOS DUTRA (PT-MA), sobre acusações de corrupção feitas por deputados federais durante a votação da medida provisória dos portos.

contraponto


Vai indo que eu não vou
Às vésperas da fundação do PSDB, em 1987, o ex-governador de São Paulo Franco Montoro encontrou o correligionário Ulysses Guimarães, presidente do PMDB.

Montoro insistiu para que o amigo acompanhasse a ele e outros peemedebistas rumo à nova legenda, que seria uma dissidência ao grupo do então governador Orestes Quércia, majoritário no partido.

Frasista famoso e peemedebista desde a fundação da legenda, Ulysses rebateu de pronto:

--Mudar de partido é igual a trocar de mulher: só mudam os problemas!

Nenhum comentário: