quinta-feira, maio 30, 2013

Na encruzilhada - EDITORIAL FOLHA DE SP

FOLHA DE SP - 30/05

Frustração de expectativa com PIB do 1º trimestre deveria levar o governo federal a rever estímulos, mas não há indicação disso


A cada indicador de desempenho da economia divulgado, sobrevém nova decepção. Essa tem sido a regra sob o governo da presidente Dilma Rousseff.

Assim foi ontem, quando o IBGE mostrou que o Brasil cresceu mero 0,6% no primeiro trimestre de 2013, na comparação com o quarto período de 2012.

A recuperação dos investimentos produtivos, cujo volume subiu 4,6%, salvou a economia da estagnação no início do ano. Fortemente associado a um surto pontual de venda de caminhões, o resultado ainda não indica tendência.

A estagnação, porém, atingiu o consumo privado, principal componente da demanda, com participação superior a 60% no PIB. A inflação ajudou a neutralizar o poder de compra das famílias, que vem sendo o principal propulsor da economia há quase dez anos.

Nas contas externas, houve piora acentuada. A quantidade de exportações despencou 6,4% no primeiro trimestre. A de importações, na contramão, subiu 6,3%. O efeito associado desses dois fatores subtraiu 1,6 ponto percentual do PIB, que computa apenas os bens produzidos no Brasil.

Os dados trimestrais do início de 2013 revelam de modo exemplar a encruzilhada em que a economia brasileira está detida. Os estimulantes fartamente ministrados pela cúpula "desenvolvimentista" do Planalto redundam em mais inflação e mais deficit externo. Estes retiram, com a mão invisível do mercado, o que a gigantesca mão do governo procura oferecer.

Infelizmente, os sinais de Brasília indicam que, como no chiste sobre a dinastia Bourbon, o governo Dilma Rousseff não esquece nem aprende.

Fala-se em mais estímulo à economia via gastos do governo. Essa situação preocupa mais na hipótese de que o dólar venha a encarecer --caso se afirme a lenta recuperação nos Estados Unidos. Isso atiçaria os preços domésticos e o custo da dívida externa privada no Brasil.

O caminho a seguir no curto prazo deveria ser o inverso: aumentar a poupança do governo à base de cortes na despesa pública. Seria o melhor meio de recuperar a política anti-inflacionária do descrédito em que se encontra e de abrir um horizonte de estabilidade para que as empresas possam desengavetar planos de investimento.

Os tropeços sucessivos causados pela ressurreição de um desenvolvimentismo por decreto deveriam motivar uma profunda reflexão no Planalto.

Manipulações do governo não farão a economia decolar. Empresas e trabalhadores, sim --desde que menos estorvados pelos impostos e pela burocracia.

Nenhum comentário: