terça-feira, maio 07, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 07/05

PPPs da Saúde serão concluídas em 2013, diz Cerri
A secretaria estadual da Saúde de São Paulo espera concluir as três parcerias público-privadas (PPPs) planejadas para a área ainda neste ano, segundo o secretário Giovanni Guido Cerri.

Ontem houve uma audiência pública para apresentar o modelo final do projeto a ser seguido pelas empresas na construção dos hospitais, divididos em dois lotes de duas unidades cada um.

No primeiro grupo estão os hospitais em São José dos Campos e Sorocaba. O segundo lote engloba o novo Pérola Byington, na Nova Luz, e o centro especializado em olhos e ouvidos (no HC).

A consulta pública ficará aberta um mês, e o edital deverá sair no final de junho. A assinatura do contrato, por sua vez, deverá ocorrer entre setembro e outubro.

As outras duas PPPs referem-se a medicamentos.

A que está mais adiantada é a da unidade de produção de remédios, uma parceria da Furp, indústria de medicamentos do Estado, com um grupo privado.

"Esperamos que as três PPPs estejam concluídas neste ano", diz o secretário.

"O edital da fábrica deve ser publicado na próxima semana e deveremos assinar o contrato em agosto ou setembro", acrescenta.

A última PPP prevista pela Saúde paulista é a de uma empresa de logística e distribuição de medicamentos. A companhia cuidará do armazenamento e criará centrais que vão enviar os remédios às prefeituras.

"É uma área que tem perdas e roubos. Remédios de grande complexidade têm preço alto e essa logística não é uma especialidade do Estado. A PPP trará ganhos para a pasta."

Empresas manifestaram interesse público em participar e apresentaram propostas para a formatação dos editais das PPPs, que no país são inéditas (no caso dos hospitais, pela sua dimensão).

Indústria farmacêutica não terá de informar margem de lucro
O setor farmacêutico foi mais um que conseguiu suspender a medida que obriga as empresas a informarem, em suas notas fiscais, o valor das operações de importação discriminando suas margens de lucro.

Na semana passada, a indústria de cosméticos também foi beneficiada por uma liminar da Justiça.

O Sindusfarma (sindicato do setor farmacêutico), que entrou com a ação, argumenta que a norma é ilegal por "instituir obrigação por instrumento impróprio, bem como a existência de risco à ordem econômica, à livre concorrência e ao direito ao sigilo dos dados".

As informações sobre custos e margens na nota fiscal passaram a ser obrigadas na quinta-feira passada.

A norma faz parte da resolução aprovada no Senado para acabar com a guerra dos portos --quando Estados concedem benefícios tributários para que empresas importem por meio de seus portos.

A exigência dos dados foi a forma como o governo encontrou para identificar a procedência das mercadorias.

NÚMEROS
4%
é a alíquota unificada de ICMS para produtos importados --porcentagem determinada pelo Senado para acabar com a guerra dos portos

40%
do conteúdo do produto deve ser de outro país para que ele seja considerado importado

ONDA LATINA
A Starwood Hotels planeja expandir unidades no país e conquistar turistas daqui para seus hotéis no exterior.

Em 2014, a rede hoteleira deve inaugurar em Recife (PE) uma unidade do Sheraton, marca de luxo para viajantes de lazer e de negócios.

A Starwood também tem interesse em cidades turísticas como Foz do Iguaçu (PR) e Manaus (AM) e pretende trazer outras bandeiras do grupo, como o W Hotels e o St. Regis Hotels.

O CEO e presidente da empresa, Frits van Paasschen, está no Brasil para um tour por cidades do país.

"É uma oportunidade para encontrar nossas equipes, entender como está o andamento dos negócios e como podemos melhorar nossa operação", diz Paasschen, que define o mercado brasileiro como "desafiador".

Amanhã, ele vai inaugurar mais uma unidade do Sheraton, em Salvador (BA), o oitavo da rede no Brasil.

100 países
têm ao menos um hotel da Starwood Hotels & Resorts

72 hotéis
estão na América Latina, de um total de 1.128 unidades; devem ser cem até o fim deste ano

Casa... O Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, deve receber neste mês seu maior público desde a inauguração do local, em agosto de 2012.

...cheia Onze eventos devem reunir mais de 63 mil pessoas. O megacentro foi bancado pelo governo estadual e pelo Ministério do Turismo, ao custo de R$ 580 milhões.

Reúso Em 2012, a Gerdau ampliou em 80% o nível de aproveitamento de resíduos de sua produção para gerar novas matérias-primas.

Aula exportada A SKF do Brasil vai treinar profissionais em empresas de Moçambique e Portugal. Eles vão atuar em áreas como manutenção, planejamento e lubrificação.

Nenhum comentário: