quinta-feira, maio 02, 2013

Freio de arrumação - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 02/05

O ministro Gilmar Mendes (STF) saiu satisfeito da conversa com os presidentes do Senado e da Câmara. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) garantiu que, se a PEC 33 for aprovada, não será promulgada. O regimento permite que ela seja engavetada, porque não dá prazo para sua promulgação. O deputado Henrique Alves (PMDB-RN) assegurou que não a colocará em votação.
"Vivemos atualmente um regime anárquico em termos de produção legislativa. Votam o que bem entendem"
Pedro Simon
Senador (PMDB-RS)

Deputados: escolham o seu partido
Estão em formação no país 27 partidos, além da Rede, de Marina Silva, e do Solidariedade, do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP). A maioria, na fase de coleta de assinaturas e checagem nos cartórios eleitorais. Apenas um, o PLB (Partido Liberal Brasileiro), já pediu ao TSE seu registro. Há partidos para todos os gostos, como o PSPB: Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada. Tem a volta da Arena (Aliança Renovadora Nacional) e dois PMBs, um para as Mulheres do Brasil e outro para os Militares do Brasil. Tem também o PEC, o Partido Ecológico Cristão, e o PN, cuja sigla quer dizer, simplesmente, Partido Novo. Que tal?

Resposta pronta em Comandatuba
Cobrado sobre o atraso nas obras de mobilidade urbana para a Copa, o ministro Aldo Rebelo (Esportes) explicou que elas decorrem da falta de parceria de estados e municípios, da ação dos órgãos de controle e de questões ambientais.

Frente ampla
Ex-fundador da UDR, o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado, que também é candidato ao governo de Goiás, teve conversa promissora com o governador Eduardo Campos (PE), candidato do PSB à Presidência. Caiado, adversário do governador Marconi Perillo (PSDB), pode colocar seu palanque à disposição do candidato socialista.

O estágio da batalha
Explica o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso: "Hoje, minha luta é no PSB. Não podemos ter um candidato de oposição integrando o governo. Um partido de esquerda não pode ter candidato sustentado pela direita".

Colocando os pingos nos is
Apesar das reações, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), defende a criação da comissão da PEC 37, que define limites para a atuação do Ministério Público. Sustenta que ela é destinada a buscar um entendimento e evitar que a proposta seja votada em clima de radicalismo. Depois deste trabalho, caberá aos parlamentares debater, formular e votar o texto final.

Queda de braço
Escanteado pela Casa Civil, o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, recebeu uma boa notícia do Planalto. A presidente Dilma mandou devolver para o seu comando a execução do Programa de Investimentos em Logística.

Sem glamour
O empresário José Batista Júnior (Friboi) desistiu da festa, para 50 mil pessoas, pela sua entrada no PMDB. O vice Michel Temer o tirou do PSB. Mas o PMDB goiano não gostou muito da ideia nem garante para Júnior a candidatura ao governo.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB) terão companhia amanhã em Uberaba. A presidente Dilma vai à Expozebu.

Nenhum comentário: