terça-feira, maio 07, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 07/05

PEC das Domésticas, mães que trabalham e problemas com trânsito pesam na decisão de pais de alunos da rede privada
APEC das Domésticas deve dar impulso extra à demanda por horários estendido e integral nas escolas particulares, sobretudo na educação infantil. Este ano, a procura já subiu entre 5% e 8% no país, segundo a Fenep, a federação do setor. "A PEC deve fazer a taxa dobrar em 2014", prevê Amabile Pacios, presidente da entidade. Por enquanto, diz ela, as famílias estão começando a ajustar o orçamento às mudanças na lei. "As mães trabalhando fora e a lenta mobilidade urbana puxam a busca por colégios com atividades e ensino por mais horas", completa Victor Nótrica, à frente do SinepeRio, que reúne escolas privadas da cidade. "É um momento de transição. A escola precisa multiplicar opções de horário, para acomodar a rotina familiar", afirma Branca Portes, coordenadora do Miraflores, em Niterói. Este ano, o colégio fez obras para ampliar atividades nos horários estendidos. E dobrou o número de alunos no integral. Por causa da PEC, agora oferece jantar. A Escola Parque faz o mesmo. "Ainda não há reflexo da PEC, mas 75% dos pais perguntam por horário estendido. Em 2014, a filial da Barra terá a opção de período integral", diz Eliete Wernelinger, coordenadora de atendimento.

30% NA MENSALIDADE
É quanto cresce, em média, o custo do aluno bilíngue (termo que designa o horário estendido) para o integral, no colégio Miraflores. Escolas reforçam instalações e equipes para absorver a demanda.

JEANS DO ROCK
Ficou pronta a campanha que anuncia o patrocínio da Taco ao Rock in Rio 2013. A rede de moda jovem investirá, ao todo, R$ 5 milhões no festival. A agência Script assina os anúncios, que vão circular em mídia impressa, TV e nos 150 pontos de venda no país. A marca terá ainda loja conceito no evento e linha de jeans e camisetas licenciadas.

GLOBAL
Entra no ar hoje a campanha da próxima Ação Global, que será realizada dia 18, em todo o país. Quem estrela é o ator Alexandre Borges, padrinho do projeto, que terá edição especial para mulheres. O comercial foi gravado na Quinta da Boa Vista. A Comunicação da TV Globo assina.

Tá fraco 1
É de 5,8% a previsão de aumento de vendas do varejo brasileiro com o Dia das Mães 2013. A previsão é da CNC. Se confirmado, o resultado será o menor desde 2009, quando a data rendeu 3% a mais nas receitas. A entidade estima que o movimento financeiro chegará a R$ 2,29 bilhões.

Tá fraco 2
O Dia das Mães é a 2ª melhor data comercial do ano. Só perde para o Natal. Este ano, segundo a CNC, os lojistas devem contratar 11.800 temporários. É alta de 1,8% sobre 2012.

Em tempo
Desde 2004, o Dia da Mães teve alta de vendas de dois dígitos por quatro vezes: 2004 (11%), 2007 (10,6%), 2008 (11,1%) e 2010 (10,3%).

Em dia
Cresceu 4,4% o movimento de quitação de dívidas no varejo carioca em abril, informa pesquisa do
CDL-Rio. Foi o quarto mês de resultado positivo e o melhor do ano. A entidade acredita que consumidores acertaram as contas para comprar no Dia das Mães.

Com renda
A renda do trabalhador carioca cresceu 1,9% em março, para R$ 2.412,10, sobre um ano antes. Mas em relação a fevereiro, recuou 1,2%. O desemprego, estável em 5% na média, caiu 9,9% na construção. São dados do IPP, com base na PME-IBGE.

Mercosul
Autoridades do Uruguai participam, hoje, de almoço com empresários na Firjan. Vão tratar do 2º Fórum Empresarial do Mercosul, em Montevidéu, dia 27 de junho, véspera da reunião de líderes. “A ideia é estimular a presença do setor produtivo”, diz Ivan Ramalho, representante-geral do bloco. Haverá encontro em São Paulo, 4ª e 5ª; 6ª, em BH.

Brasil-Coreia
Representantes de nove empresas de Chilgok, na Coreia do Sul, chegam ao Rio na 6ª. Vêm para o Brasil-Korea Business Meetings da Kotra (divisão comercial da embaixada). Juntas, faturam US$ 65 milhões por ano.

MORDIDA
É de R$10 milhões o investimento do Bob’s na campanha trio Bob’s Picanha com sundae grátis, que recomeça amanhã. A NBS assina o comercial, em que o dono, não o cão, ataca o sanduíche de outro. A promoção durou três meses, em 2011. Volta a pedido dos clientes.

Nenhum comentário: