sexta-feira, maio 31, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

DILMA PAGA PARA VER O PMDB NA CPI DA PETROBRAS

A adesão da maioria dos deputados do PMDB à CPI da Petrobras deixou a presidente Dilma Rousseff muito irritada. Em encontro com políticos aliados e auxiliares, ela desabafou, em tom desafiador: “Eles querem CPI da Petrobras? Pois eu quero ver se eles aguentam uma CPI”. O projeto de Leonardo Quintão (MG), a serviço do líder, Eduardo Cunha, foi assinado por 52 dos 82 deputados do PMDB (64% do total).

PREJUÍZO BILIONÁRIO

A CPI investigaria escândalos como a compra e a venda de ativos da refinaria de Pasadena (EUA), com prejuízo bilionário à estatal.

SABE DE TUDO

Dilma conhece os negócios e as fragilidades da Petrobras: na era Lula, presidiu o conselho de administração, e foi ministra de Minas e Energia.

APOIO FÁCIL

Sem esforço, em pouco tempo Leonardo Quintão obteve a adesão de 120 deputados governistas e 76 da oposição à CPI da Petrobras.

CHANCE ZERO

Quem conhece bem a Câmara acha que a CPI da Petrobras não sairá do lugar: está em 23º na fila de propostas de comissões de inquérito.

BOLSA FAMÍLIA VIROU FONTE DE DOAÇÕES NO INTERIOR

A denúncia da coluna de que beneficiários do Bolsa Família doam para campanhas eleitorais pode virar nova dor de cabeça no Ministério do Desenvolvimento Social: em Goiás, uma “bolsista” será investigada e a outra, “em expressiva vulnerabilidade social”, ignorava ter doado para um candidato a vereador, segundo o ministério, que prometeu apurar outras denúncias de doação eleitoral em Alagoas.

MAIS DO MESMO

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União, em 2009, encontrou família de políticos recebendo Bolsa Família e donos de carros de luxo.

NEGÓCIOS LATINOS

Lula visita semana que vem a Colômbia, o Peru e o Equador com os habituais seguranças. Volta antes das quadrilhas das festas juninas.

ALKA-SELTZER

Ainda bem que ele tem azia lendo jornais: o italiano Corriere della Sera publicou a matéria: “O fim do modelo Lula: crescimento de 1%”.

COPIA E COLA

Mais da metade do embargo declaratório apresentado pelo deputado José Genoino (PT), contestando sua condenação no processo do mensalão, é idêntico às alegações finais apresentadas em 2012.

SORRIA, MEU BEM

O Brasil ultrapassou o México no índice de qualidade de vida da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, mas os mexicanos têm mais renda líquida. Ambos estão no fim da lista.

ATÉ O MESTRE CUCA

Conhecido por garantir o rango nas longas votações da Câmara, Fábio Ramalho (PV-MG) ameaçou partir
para oposição na Comissão Mista de Orçamento: “As obras estão inacabadas, o governo não libera nada”.

PODE DEIXAR

Segundo o deputado Lúcio Vieira Lima (BA), o PMDB está “em plena articulação e votará unido” para aprovar a redução da energia elétrica, que o Senado deixou de apreciar devido ao prazo estourado da MP.

O QUE SERÁ QUE SERÁ?

Prefeito de Aracaju, João Alves (DEM) nega que deixará o cargo para disputar contra o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) em Sergipe em 2014, mas aparece em todas as pesquisas de intenção de voto.

VAI DAR IBOPE

Para o quarto-secretário da Câmara, Biffi (PT-MS) será “enriquecedora” a exibição do documentário Mais Náufragos que Navegantes, que reunirá o pastor Feliciano e o presidente da frente LGBT, Jean Wyllys.

COMO DISSE?

Teoria do presidente do PT, no Twitter: “quatro monopólios precisam ser quebrados: financeiro, da terra, voto e o da mídia”. O último, ele precisa combinar com o eleitor, cujo voto é, por enquanto, secreto.

MUY COMPANHEIRO

Ex-presidente do PT e ex-maluquete, José Eduardo Dutra celebrou no Twitter a demissão de trabalhadores: “estou andando pra notícias de demissão de jornalistas em grandes jornais. Fazem todo tipo de m...”.

AMAR É...

Com a falante Dilma muda até agora, no episódio do Bolsa Família, o governo inaugura nova fase: “governar é não ter que pedir desculpas”.


PODER SEM PUDOR

QUEM TINHA VOTOS

Quem narrou o seguinte episódio ao então repórter Murilo Melo Filho foi o senador conterrâneo Dinarte Mariz: "o presidente Castelo Branco chamou-me ao Palácio das Laranjeiras para conversar sobre a sucessão no Rio Grande do Norte. Começou dizendo que quem realmente tinha votos lá no Estado era o meu adversário, Aluízio Alves. Ponderei-lhe:

- Vossa Excelência me perdoe. Mas, se o critério é este, quem devia estar aí no seu lugar era o Juscelino, que tem votos. Muitos, aliás".

Nenhum comentário: