sexta-feira, maio 10, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“[Renan Calheiros] tem me surpreendido positivamente”
Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sobre a atuação do atual presidente do Senado


DILMA ADOROU ATAQUE DE GAROTINHO A LÍDER DO PMDB

Apesar de haver atrapalhado os planos do governo de votar a Medida Provisória dos Portos, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) agradou em cheio a presidente Dilma após acusar o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), de propor emenda aglutinativa que fez da MP dos Portos em uma “MP dos Porcos”, da “negociata”. Dilma detesta Cunha, um ex-aliado cujos métodos Garotinho afirma conhecer muito bem. O PR até recuou da decisão de afastá-lo da liderança do partido na Câmara.

NOMES AOS BOIS

Estariam por trás da “MP dos Porcos” o banqueiro Daniel Dantas e lobistas a seu serviço, segundo acusou o deputado Garotinho.

NITROGLICERINA PURA

O presidente da Câmara, Henrique Alves, ligado a Eduardo Cunha, não informou se pretende investigar as graves denúncias de Garotinho.

CHUMBO TROCADO

O líder do PMDB quer levar Garotinho à comissão de ética “por acusar sem provas”. A oposição prefere investigar as denúncias de Garotinho.

ALERGIA

Dilma deixou clara sua ojeriza a Eduardo Cunha após jantar no Palácio Jaburu esta semana: ela nem sequer o cumprimentou.

AJUDA BRASILEIRA A FLAGELADOS TEM 40 DIAS DE ATRASO

Somente partiram ontem, com 40 dias de atraso, os dez mil colchões doados pelo governo brasileiro aos desabrigados das chuvas na cidade argentina de La Plata. Os colchões são transportados no Almirante Sabóia, um navio de desembarque de tropas da Marinha do Brasil, mas a esta altura, em razão da demora, a situação dos flagelados já foi resolvida. Pelo menos 56 pessoas morreram durante a tragédia.

INCONTROLÁVEL

O ex-ministro Carlos Lupi prefere aliança a apoiar o deputado Antonio Reguffe (PDT) ao governo do DF, em 2014. É “independente demais”.

JOGOS DO PODER

Eleito presidente do PSDB-SP, o deputado Duarte Nogueira diz que José Serra não sai do partido: “Não tem porque, ele continua jogando”.

ACHOU POUCO?

A executiva do PSC discutirá terça, em Brasília, o lançamento do deputado Marco Feliciano, ele mesmo, à sucessão de Dilma, em 2014.

RECEITA DE FESTA

É bela a vida sindical: quatro diretores da Receita em São Paulo, com salários de R$ 12 mil, passaram quatro dias esta semana visitando “cumpanheros” de sete regionais para “formar novas lideranças”.

VEXAME BRASILEIRO

O importante jornal britânico The Guardian publicou em sua capa a foto constrangedora de uma cracolândia no centro de São Paulo, no país que continua fazendo muito pouco no combate às drogas..

MÃO LAVANDO A OUTRA

Para prevenir especulações maldosas, o presidente mais ou menos eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, deveria esclarecer que não veio ao Brasil comprar papel higiênico, que está em falta em seu país, com filas de virar quarteirão para tentar comprar um rolo.

CANSEI DE PERDER

A vitória de Roberto Azevêdo na OMC interrompeu a série de derrotas do Itamaraty em disputas internacionais. Na gestão do ex-chanceler megalonanico Celso Amorim, o Brasil perdeu todas as contendas.

PIJAMA DIPLOMÁTICO

Afastados sob acusação de assédio, o embaixador Américo Fontenelle (que ainda está em Sidney, Austrália) e o adjunto César Cidade poderão ganhar pizza à Patriota: aposentadoria, em vez de demissão.

ESPELHO MEU

A denúncia de assédio contra o cônsul do Brasil em Sidney (Austrália), Américo Fontenelle, agora descoberta pelos jornalões, foi revelada nesta coluna em 14 de fevereiro. Noticiamos acusação idêntica em 2007, quando ele era cônsul em Toronto (Canadá), que deu em pizza.

BOM DE VOTO

O Brasil vai doar US$ 1 milhão, através da ONU, para financiar o processo eleitoral no Haiti, conhecido pela fraude e por levas de haitianos que se amontoam no Acre com ajuda de atravessadores.

CAINDO FORA

O grupo francês Egis sairá do consórcio que administra o aeroporto de Campinas (SP), por alegada incompetência. Deve ser substituído pela operadora Flughafen Munchen, do aeroporto de Munique (Alemanha).

PENSANDO BEM…

…assim como ao dia segue-se a noite, Eike Batista, amigo de Lula e de Sérgio Cabral, ganhou a licitação para administrar o Maracanã.


PODER SEM PUDOR

ENCONTRO MARCADO

Nos anos 70, o economista Mangabeira Unger participou de um debate do MDB. Ele é brasileiro, mas após uma temporada nos EUA adquiriu sotaque mais carregado que turista americano. Dias depois, o deputado Marcus Cunha, do MDB, recebeu um telefonema. O sotaque inconfundível de Unger solicitava um encontro no dia seguinte, no cafezinho da Câmara. Unger também receberia telefonema de um Marcus Cunha propondo encontro no mesmo lugar. Na hora marcada, cada um quis saber o motivo do convite.

- Mas foi você que me convidou - espantou-se Unger.

- Não, foi você que me ligou - respondeu Cunha.

Ali perto, saboreando um cafezinho, um deputado do Paraná se divertia com a cena. Era o brincalhão Maurício Fruet, exímio imitador de vozes.

Nenhum comentário: