terça-feira, maio 28, 2013

Caixa-preta - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 28/05

Diante do vaivém de versões da Caixa Econômica Federal sobre a antecipação de repasses do Bolsa Família, membros do governo se dizem "perplexos'' com a falta de controle do banco sobre a operação do benefício. Ontem a Caixa disse que a nova data foi decidida por um comitê operacional do programa, mas não informou quem o integra nem forneceu cópia da decisão. Interlocutores do governo também criticam o fato de a diretoria não ter sido informada da mudança.

Veja bem A assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social afirma que não há um comitê, e sim uma diretoria operacional do banco.

Agenda positiva O governo marcou para o dia 12 de junho o lançamento do subsídio de mobília a beneficiários do Minha Casa Minha Vida. A publicidade do novo pacote deverá ser turbinada.

Janela 1 A crise entre PT e PMDB no Rio levou aliados de Aécio Neves a vislumbrar uma chapa com Sérgio Cabral como candidato a vice-presidente. As conversas têm incentivo do senador Francisco Dornelles (PP), tio de Aécio e aliado do governador.

Janela 2 A ala de Michel Temer, fiadora da aliança com Dilma Rousseff, é amplamente majoritária, mas há abalos em vários Estados. O mais recente é no Ceará, onde o senador Eunício Oliveira conversa com o PSDB de Tasso Jereissati, com medo de ser escanteado por PSB e PT.

Ou vai... No Planalto, circulam duas análises sobre a mudança do vice de Eduardo Campos do PDT para o PSB: na primeira, otimista, aliados de Dilma entendem que o governador de Pernambuco desistiu de ter o partido de Carlos Lupi na chapa em 2014.

... ou racha A outra leitura é que o socialista sairá candidato, mesmo sem apoio do PDT. Embora esteja na base de Dilma e controle o Ministério do Trabalho, o partido também mantém flerte com Aécio Neves (PSDB-MG).

Da casa Gilson Bittencourt ocupará interinamente a secretaria-executiva da Casa Civil, no lugar de Beto Vasconcelos. Engenheiro agrônomo e especialista em análise de políticas públicas, ele é o atual secretário-executivo adjunto da pasta.

Tiro ao alvo O ex-prefeito Gilberto Kassab, que ontem publicou artigo com críticas à política de segurança de Geraldo Alckmin, já vinha criticando a gestão do tucano em entrevistas a rádios do interior. Na sexta, em Sorocaba, disse ser "evidente" que faltam recursos para a área.

Ensaio O presidente do nanico PTN, José de Abreu, aproveitou jantar de aniversário do deputado Protógenes Queiroz (PC do B), na semana passada, em São Paulo, para lançá-lo candidato a governador pelo partido.

Camaradas O flerte entre o delegado e o partido começou no ano passado, logo depois da eleição municipal. A festa foi no apartamento da herdeira do Credit Suisse, Roberta Luchsinger, namorada do deputado. Dirigentes do PC do B não participaram.

Reforço Procuradores-gerais ibero-americanos se reunirão hoje com Roberto Gurgel para discutir a PEC 37, que reduz o poder de investigação do Ministério Público. Depois, vão até os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN).

Segredo O procurador-geral do Estado de São Paulo, Elival da Silva Ramos, mandou para a Casa Civil, em caráter sigiloso, proposta de mudança da Lei Orgânica da categoria. O texto não passou pelo Conselho da Procuradoria-Geral. Procuradores pedem audiência com Geraldo Alckmin para discutir o tema.

tiroteio
"Político que não sabe ouvir xingamentos deveria mudar de profissão. Usar seguranças para agredir um cidadão é abuso de poder."
DE CÉSAR MAIA (DEM), vereador e ex-prefeito do Rio, sobre o prefeito Eduardo Paes (PMDB), acusado de agredir um músico que o ofendeu num restaurante.

contraponto


África sem escalas
Lula discursava na semana passada em um evento da CNI sobre relações com a África. O ex-presidente reclamou da ausência de mais voos diretos para o continente, lembrando que as únicas rotas existentes eram para Angola e África do Sul.

--Você sabe qual é o problema de ir a Paris para ir à África? As pessoas acabam ficando em Paris -- brincou.

Ele se disse frustrado por não ter conseguido mudar essa realidade em seus mandatos, e completou:

--Eu cheguei a pensar em criar uma estatal, mas depois achei que era demais...

Nenhum comentário: