sexta-feira, maio 03, 2013

Cabo de guerra - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 03/05

Dilma Rousseff chamou Michel Temer, Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Sarney (PMDB-AP) ontem para discutir a medida provisória dos portos. Segundo relatos, a presidente já trabalha com a possibilidade da derrota na Câmara, mas o governo adota "tom de ameaça'' e quer culpar o Congresso pela dificuldade na negociação. Interlocutores do Planalto afirmam que, se a MP cair, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), que a relatou, pode perder o cargo.

Faca no pescoço O governo está mandando um recado aos empresários: se trabalharem para que a MP caduque, os contratos vencidos não terão direito aos cincos anos de prorrogação que o relator incluiu e serão licitados.

Palanque Além de Dilma e Aécio Neves, o ex-presidente Lula, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e o ex-jogador Pelé participarão hoje da Expozebu, em Uberaba.

Bênção Aécio levou seu novo marqueteiro, Renato Pereira, e equipe para uma conversa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Fora do ar A presidente, que tem aproveitado a maioria das datas comemorativas para fazer pronunciamentos na TV, não gravará para o Dia das Mães, no próximo dia 12.

Vai andar Na avaliação do governo, o plenário do STF vai votar e cassar até quarta-feira a liminar de Gilmar Mendes que susta a tramitação do projeto que limita acesso de novas siglas a tempo de TV e fundo partidário.

Vai correr Se a previsão vingar, o Planalto vai jogar todo o peso para votar o projeto, que dificulta a criação da Rede de Marina Silva e a costura de alianças de Eduardo Campos, ainda em maio.

Troca 1 Após ouvir protesto de produtores rurais no Mato Grosso do Sul e no Paraná contra estudos de demarcação de terras indígenas pela Funai, Dilma Rousseff decidiu mudar a cúpula do órgão.

Troca 2 Os ruralistas reclamam que o órgão incentivou a invasão de fazendas por índios em áreas onde não viviam antes do início dos estudos. Será a segunda troca na Funai sob Dilma. Marta Azevedo substituiu Márcio Meira em 2012.

O policial... O ex-diretor da Abin no governo Lula e ex-diretor de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo Mauro Marcelo Lima e Silva atuou como segurança da atriz Sarah Jessica Parker ontem, em sua passagem por São Paulo para gravar um comercial.

... e a estrela O delegado classe especial também preside o Tribunal de Justiça Desportiva. Nas fotos de sites, aparece ao lado da protagonista de "Sex and the City" desde o aeroporto, usando distintivo da Polícia Civil.

Precursora O secretário de Segurança, Fernando Grella, não irá a Nova York, Londres e Amsterdã para conhecer sistemas de integração de dados. Vai enviar representantes das polícias.

Visitas à Folha Márlon Reis, juiz e diretor executivo do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, visitou ontem a Folha. Estava com Edson de Resende Castro, coordenador da Central de Apoio Técnico do Ministério Público de Minas Gerais, e Aldo Arantes, secretário da Comissão de Reforma Política do Conselho Federal da OAB.

Elizabeth Farina, diretora presidente da União da Indústria e Cana-de-Açúcar, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa, e de Beth Alves, assessora de imprensa.

Horácio Neves, diretor do jornal "Brasilturis", visitou ontem a Folha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Mesmo sendo judeu, tive que recorrer aos santos para ver se eles iluminam os ministros do STF em suas decisões nos embargos."
DE LEONARDO ISAAC, advogado de Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério, no mensalão, sobre recurso em que cita são Francisco de Assis.

contraponto

Bússola quebrada
Presente ao 12º Fórum de Comandatuba, no último fim de semana, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), dividiu a mesa num jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Ficou admirado com a empolgação de seus correligionários com o presidenciável:

--Ronaldo Caiado é o mais novo ardoroso socialista...

Depois, no seminário sobre Copa, o governador da Bahia, Jaques Wagner, saudou parcerias público-privadas.

--Agora é que não estou entendendo mais nada mesmo -- disse ACM Neto. --Dei até as boas-vindas ao Wagner, que acaba de abraçar o liberalismo com fervor!

Nenhum comentário: