terça-feira, maio 28, 2013

Barraco imortal - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 28/05

A escolha de Eduardo Portella para fazer o discurso de saudação na posse de Rosiska Darcy, na ABL, na cadeira que pertenceu a Lêdo Ivo gerou protesto do imortal Carlos Nejar.
Lêdo e Portella eram inimigos declarados. O ódio entre os dois durou 20 anos a partir de um desentendimento na votação de um prêmio literário. A troca de impropérios chegou até a Justiça.

Por isso...
Nejar enviou ontem uma carta à presidente da ABL, Ana Maria Machado, reclamando da escolha.
“Eles eram inimigos figadais de se xingarem. Não pode Portella agora fazer a saudação, que deve ser uma grande homenagem ao morto. Lêdo Ivo, se pudesse, revirava-se na tumba”, pondera Nejar.
É. Pode ser.

Aqui não
A CBF está entrando na Justiça contra a Sony.
A entidade entende que a empresa, mesmo sendo patrocinadora da Fifa, não pode usar em seus anúncios a camisa da seleção brasileira.

Jogo que segue...
Também periga a parceria atual da Seara Alimentos, do Grupo Marfrig, com a CBF. O contrato iria até a Copa do Mundo de 2026.

Por amor
A escritora iraniana Lila Azam Zanganeh, que vem à Flip, fala português muito bem.
Ensaísta respeitada, ela namora o filho do ex-senador Demóstenes Torres, cassado em 2012.

Sujeira na rede
A 3ª Câmara Cível do Rio determinou que o Facebook retire do ar perfis falsos da atriz Giovana Lancelotti.

Não tem pressa
O que se diz no Planalto é que Guido Mantega perdeu a pressa para nomear seu secretário executivo, cargo vago desde a saída de Nelson Barbosa.
Vai ficando o interino Dyogo Henrique de Oliveira, que tem, passada a onda, muitas chances de ser efetivado.

Di Cavalcanti
A Editora Record, por decisão da 9ª Câmara Cível do Rio, terá que indenizar Elisabeth Di Cavalcanti Veiga, herdeira de Di Cavalcanti. A Justiça considerou que a editora usou sem autorização ilustrações do artista em livros de Jorge Amado.

Estranho no ninho
De Preta Gil sobre o pai, Gilberto Gil, no canal Viva: “A fase que eu o vi mais abatido foi quando ele foi ministro. Lidava com uma pauta, um dia a dia que não era dele.”

Limpando a pauta
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, calcula que, até agora, o tribunal já julgou 97% dos recursos relativos às últimas eleições. Em números, veja só, foram 7.571 recursos, de um total de 7.781 ações.

Ela espera zerar a pauta antes do recesso judiciário, em julho.


Ah, lelek!
O site da Furacão 2000, de Rômulo Costa, está fora do ar desde quinta passada por ordem da 49ª Vara Cível do Rio. Há multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
Segundo a ação, a Furacão 2000 teria aliciado dissidentes do grupo MC Federado e os Leleks. E esta turma estaria se apresentando pelo Brasil como se fosse o grupo original.

Visita ilustre
O inglês Stephen Daldry, diretor de sucessos como “As horas”, “O leitor” e “Billy Eliot”, vai visitar hoje o Circo Crescer e Viver, na Praça Onze.
Daldry está no Rio pesquisando para seu próximo filme, “Trash”, megaprodução entre Brasil e Inglaterra que será filmada aqui.

Salva o pastel
O Alvaro’s, restaurante tradicional do Leblon que serve um saboroso pastel, pode trocar de mãos.

Manolo Casal, que há 46 anos está à frente da casa, anda cansado depois que seus dois sócios morreram.

Filosofia de Zeca
João Bosco, no show de sábado, na Miranda, contou sobre as longas bebedeiras ao lado de Zeca

Pagodinho. Certa vez, disse que a idade estava pesando e era melhor parar de beber. E o amigo aconselhou:

— O que é isso, João? Depois que a gente erra o prédio, qualquer andar serve.

Risos no ar
Os passageiros do voo AD 5430, da Azul, que saiu às 7h20m de ontem do Rio com destino a Belo Horizonte, caíram na gargalhada durante a tradicional fala da comissária-chefe. É que o nome do copiloto era... Caio Pinto.

Tadinho.

Nenhum comentário: