domingo, maio 05, 2013

A vingança - LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

O ESTADÃO - 05/05

Boanova deveria dar o fora na Maura, para ela aprender

O que a Maura fez com o Inácio era a opinião geral não se faz com um cachorro. Logo com o Inácio, flor de pessoa. A turma se solidarizou com o Inácio e, para tirá-lo da depressão, decidiu vingar-se da Maura. Objetivo: fazer com a Maura o que a Maura fizera com o Inácio. Desilusão por desilusão. Coração partido por coração partido, sem piedade.

Escalado para a função: o Boanova.

– Eu?! – Você, Boanova.

O Boanova era o que se chamava, na época da máquina Remington e do Simca-Chambord, de um boa-pinta. Um pão (também se dizia). As mulheres suspiravam pelo Boanova. O Boanova usava topete fixado com Gumex e fumava cigarrilha.

– Vocês estão esquecendo que eu sou maricas – protestou o Boanova.

(Na época ainda não se dizia gay). – Melhor.

A conquista da Maura pelo Boanova foi arquitetada com precisão militar. O próprio Inácio – quando conseguiram resgatá-lo por instantes da fossa (na época se dizia fossa) – instruiu o Boanova, dizendo o que a Maura gostava (Chanel, beijo atrás da orelha, Gregorio Barrios) e o que ela não gostava (filme de guerra, Grapete) e colaborou num cronograma que detalhava todos os passos do namoro, desde o coxa a coxa até a mão no peito, que o Boanova ouviu com indisfarçável cara de nojo.

– Importante – avisou o Inácio. – No namoro na sala. A vó dela está sempre junto.

Mas a avó dormia. Variava: às vezes levava quinze minutos para largar as agulhas de crochê no colo e começar a roncar, às vezes levava mais. Mas quando começava a dormir não parava até que o namorado fosse embora. Havia tempo de sobra para desengatar o sutiã.

E começou o romance da vingança. Maura e Boanova. A turma pedia relatórios, a intervalos. Em que fase estava o namoro? O beijo atrás da orelha, estava funcionando? Já tinham chegado à mão no peito?

– E aí, Boanova?

– Está indo, está indo – dizia o Boanova, tragando sua cigarrilha. Uma noite, o Boanova informou: – Está no papo.

Chegara a hora. Boanova deveria dar o fora na Maura, para ela aprender. Dizer que não a amava, que o namoro era uma farsa. Até contar que não gostava de mulher. O importante era desiludi-la. Mandá-la para a mesma fossa em que já estava o Inácio.

Estranhamente, o Boanova não mostrou muito entusiasmo com o plano. Pediu mais tempo. E aconteceu o que o leitor certamente já previa. Em vez do Boanova dar o fora na Maura, foi a Maura que deu o fora no Boanova, fazendo com ele o que não se faz com um cachorro.

E hoje o Boanova está na fossa, e não para de suspirar, pensando na Maura. Teriam que escalar outro para a vingança. Mas, depois do que aconteceu com o Boanova, ninguém se anima.

Nenhum comentário: