sexta-feira, abril 26, 2013

Ultrapassando as fronteiras - HÉLIO SCHWARTSMAN

FOLHA DE SP - 26/04

SÃO PAULO - Reportagem de Tai Nalon flagrou o MEC se valendo de contabilidade criativa para inflar os números do Ciência sem Fronteiras, o programa do governo federal que pretende enviar, até 2015, 101 mil alunos para estudar fora do país. Pós-graduandos que tinham bolsas regulares da Capes passaram a ser computados como participantes do Ciência sem Fronteiras.

Não há aí, frise-se, nenhuma irregularidade nem prejuízo para alunos, mas convenhamos que é feio ser apanhado cozinhando números para aparecer melhor na fotografia. Em ciência, manipular dados é prática classificada como má conduta.

O caso se torna ainda mais abstruso quando se considera que ninguém obrigou o governo a adotar metas tão ambiciosas. Ao contrário, desde que o programa foi lançado, em 2011, as vozes mais sensatas vinham apontando para o exagero das dezenas de milhares de bolsas.

Eu próprio escrevi há pouco uma coluna sobre o assunto, citando levantamento daFolha que mostrou que 88% dos graduandos contemplados pelo Ciência sem Fronteiras se encontram em instituições de segunda linha, que não são melhores do que as boas universidades brasileiras. Quando o programa custa R$ 3,2 bilhões aos cofres públicos, esses aspectos são relevantes.

Apesar dessas críticas, é importante destacar que a filosofia do Ciência sem Fronteiras é corretíssima. Precisamos internacionalizar a ciência brasileira e o melhor caminho para isso é levar pesquisadores para fora e estimular a colaboração com instituições estrangeiras.

Em vez de embelezar números, entretanto, o MEC deveria reequacionar o programa, tornando-o mais modesto e eficaz. Para citar apenas um dos vários problemas que o cercam, muitos dos pós-graduandos que voltam não encontram uma posição acadêmica em que possam dar seguimento a suas pesquisas --o que equivale a jogar fora o investimento.

Nenhum comentário: