segunda-feira, abril 08, 2013

QUEM PAGA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 08/04

As multinacionais Basf e Shell se enfrentam na Justiça: condenadas a indenizar mais de mil pessoas contaminadas por metais pesados da fábrica de pesticidas que operaram juntas em Paulínia (a 126 km de SP), as empresas terão que pagar cerca de R$ 500 milhões às famílias. E há disputa para ver quem fica com a maior parte da conta.

QUEM PAGA 2
Dona da indústria entre 2000 e 2002, a Basf aceita arcar com menos de 20% do valor. E acionou a Shell para que ela, que administrou a planta de 1977 a 1992, pague o restante. A ação, impetrada pelo advogado Paulo Henrique Lucon, corre em segredo de Justiça. A Shell diz que o processo está suspenso e que busca "a melhor forma" de encerrá-lo.

EM DIA
As duas empresas, de qualquer forma, assinam hoje o acordo com os trabalhadores e familiares que prevê a indenização. O TST (Tribunal Superior do Trabalho) mediou a conciliação.

JOGO DE DAMAS
Dilma Rousseff negocia palanque único no Ceará para a eleição de 2014, unindo o PT e o PSB de Cid Gomes. Pelo desenho imaginado, o governador sairia candidato ao Senado, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disputaria o governo e o PT indicaria o vice. Falta combinar com a ex-prefeita petista Luizianne Lins, que faz oposição aos Gomes no Estado.

BAIÃO DE DOIS
Se conseguir unir as peças do tabuleiro, Dilma impedirá que os irmãos Cid e Ciro Gomes abram palanque exclusivo para Eduardo Campos (PSB-PE) caso ele de fato se lance candidato à Presidência contra ela. O espaço seria no mínimo dividido entre a petista e o governador de Pernambuco.

MEIO A MEIO
Outro palanque que Dilma tenta "dividir" entre PT e PSB é o do Piauí. Lá o acordo é para que o senador Wellington Dias (PT-PI) se lance ao governo e os socialistas, liderados no Estado pelo governador Wilson Martins, indiquem um vice.

DIREITO ADQUIRIDO
O CFM (Conselho Federal de Medicina) emitiu parecer determinando que adolescentes transexuais tenham direito a receber tratamento hormonal quando começarem os primeiros sinais de puberdade, para bloquear o aparecimento de características do gênero com o qual não se identificam.

DIREITO ADQUIRIDO 2
O documento recomenda ainda que, após indicação médica, jovens recebam, caso queiram, hormônios do gênero no qual se reconhecem a partir de 16 anos. O CFM instituiu o parecer depois de consulta da Defensoria Pública de SP, que foi procurada por adolescentes e familiares reclamando de dificuldades para conseguir tratamento na rede pública.

MAM NA CHINA
O Museu de Arte Moderna de SP está em negociações com o centro cultural Ullens Center for Contemporary Art, em Pequim, para levar, em junho de 2014, obras de seu acervo para uma mostra na capital chinesa.

Primeira grande exibição de brasileiros no país asiático, ela é organizada por Sarina Tang, que coordena residências artísticas na China, e Philip Tinari, do Ullens. Em troca, o MAM receberá uma mostra de chineses.

SEM SALÁRIO
Cássio Scapin, em cartaz com a peça "Lampião e Lancelote", em SP, tirou licença não remunerada de um ano na Record, onde tem contrato até 2017. Ele está com dois novos projetos para o teatro: um monólogo, "Eu Não Dava para Aquilo", e um espetáculo com Francisco Cuoco.

MESTRE
A convite da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), Luiz Gonzaga Belluzzo dará aula magna da cátedra Raul Prebich, no dia 22, em Santiago.

NEM LUXO NEM LIXO
Flávia Alessandra, 38, protagoniza ensaio como "rica entediada" na revista "Joyce Pascowitch" que circula amanhã. Mas a atriz diz que se considera simples e entusiasmada: "O pouco me faz feliz. Algumas pessoas dizem que sou feliz até demais. Acho que incomoda".

No ar na novela "Salve Jorge", da TV Globo, Flávia tem acordado às 4h30 por causa das gravações do folhetim. A atriz malha e bebe até quatro litros de água por dia para manter o peso de 55 kg, mas ela, às vezes, se permite exageros, como comer uma lata inteira de leite condensado.

MARACATU ATÔMICO
A exposição "O Interior Está no Exterior", com curadoria de Hans Ulrich Obrist, foi aberta na quinta, no Sesc Pompeia. No mesmo local, os cantores Gilberto Gil e Jorge Mautner faziam um show. A cantora Karina Buhr e a artista Raquel Kogan circularam por lá.

BONS FILHOS
Após quatro anos fora da MTV, parte deles na TV Record, Felipe Torres, Marco Antônio Alves, Fausto Fanti e Adriano Silva estão de volta.

Já em gravação, o novo "Hermes e Renato" estreará no dia 25, misturando os personagens clássicos -Boça, Padre Gato, Palhaço Gozo e Joselito- com novas paródias.

"Vivemos um momento difícil, fazendo humor para um outro público. Mas foi importante. Talvez se tivéssemos ficado na MTV, o grupo não existisse mais", diz Fausto Fanti.

CURTO-CIRCUITO
Flávio Gikovate lança o livro "Sexualidade sem Fronteiras", hoje, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Ucha Meirelles será a personal sytlist oficial do evento Le Brésil Rive Gauche, entre abril e junho, na Le Bon Marché, em Paris.

A mostra Play!, na fachada do prédio da Fiesp, foi prorrogada até domingo.

O shopping VillaLobos começa hoje coleta de agasalhos para o Fundo Social de Solidariedade de SP.

Nenhum comentário: