sexta-feira, abril 26, 2013

Ponto a ponto - SONIA RACY

O ESTADÃO - 26/04

Economistas veem o mundo por meio de satélites; e os empresários, pelas janelas de suas casas. Quem faz o link entre as duas visões é o investidor de capital. Foi com esta observação, respondendo a pergunta do “jornalista” Ilan Goldfajn, que Marcelo Odebrecht iniciou entrevista ao vivo, ontem, no Hotel Unique – durante o seminário Macro Vision, do Itaú BBA.

Entre outras, o empresário informou que sua companhia investirá R$ 15 bilhões em 2014 e que teme uma “bolha de debêntures”. Como? Parecida com a bolha de IPOs entre 2004 e 2007, quando qualquer operação em si já era um sucesso.

Ele acha também que o Brasil deixou passar oportunidades de investir em mobilidade até a Copa. “Não esperem grandes melhorias, o País perdeu o legado.” Já quanto à Olimpíada, Odebrecht se mostra mais otimista, principalmente em relação ao Rio. “A cidade está se transformando, mas ainda preocupa a falta de acomodações.” Estádios? “Ficarão todos prontos.”

A seguir, algumas de suas outras posições:

Setor imobiliário. “O otimismo de cinco, seis anos atrás era exagerado. Bem como o pessimismo hoje.”

Crescimento. “Estou otimista, mas seletivamente otimista. Há setores que são competitivos – e esses vão crescer. O crescimento do Brasil será seletivo.”

Infraestrutura. “Em termos institucionais ou de marcos regulatórios, o risco é zero no País.”; “Vai voltar o investimento em energia.”; “Em saneamento, o modelo está adequado.”; “Há poucos trechos economicamente viáveis nas ferrovias. O Estado vai ter de entrar.”; “A MP dos Portos foi uma grande medida.”; “As premissas dos projetos em rodovias precisam melhorar”.

Obra pública. “É inviável fazer, por causa do timing do TCU – que analisa os projetos antes, não depois. É a mesma coisa que eu chamar uma auditoria para checar as contas da Odebrecht antes da concretização de obras. Isso acaba travando a infraestrutura.”

Financiamento. “Se a receita do empreendimento é dolarizada, captamos fora. Se for em reais, captamos aqui dentro, para não correr risco cambial. Mas, fora do BNDES e da CEF, não há recursos compatíveis com investimentos de longo prazo.”

Meio ambiente. “A maior parte dos empresários usa a desculpa do meio ambiente para postergar seus investimentos. É só olhar os relatórios ruins que eles entregam para serem aprovados.”

Minha Casa, Minha Vida. “O preço é um problema. Quem entrega no preço ofertado não tem qualidade. Trata-se de uma boa ideia, que precisa ser melhorada por meio de gerenciamento.”

Cabo de guerra
Grupo de moradores do bairro Cidade Jardim teve encontro ontem com o MP para embargar espaço destinado a grandes eventos da XYZ no Jockey Club de SP. Entre os que têm casa por ali estão Luiz Ermírio de Moraes, Baeta Neves, Eduardo Amaral Souza, Paulo Malzoni e Flávio Capobianco.

O empreendimento, por enquanto, possui apenas licença prévia e não conta com a aprovação dos órgãos de defesa do patrimônio histórico.

Cabo 2
Entretanto, a XYZ ganhou um aliado: Guilherme Afif. Que passou o dia ao telefone tentando resolver a questão.

Data venia
E já ganhou apelido, no Congresso, proposta que permite ao Congresso derrubar decisões do Supremo: PEC da Supremocracia.

Data venia 2
Até mesmo no STF surgiram reações à liminar que suspendeu tramitação do projeto que inibe a criação de novos partidos. Muitos consideram que houve certo exagero.

Queda de braço
PSD e PDT estão em pé de guerra na Assembleia paulista. O partido de Kassab pediu a cadeira do pedetista Rogério Nogueira na Comissão de Transportes – uma das mais cobiçadas da Casa.

Justificativa do PSD? O tamanho da bancada.

Panela importada
A chef britânica Nigella Lawson faz uma única exigência antes de vir ao Brasil, em maio: quer as noites livres para conhecer restaurantes.

A moça terá, também, encontro com Claude Troisgros para gravar participação no programa Que Marravilha!.

Cheek to cheek
A C&A fechou parceria com a Issa, marca da estilista brasileira Daniella Helayel, uma das designers preferidas de Kate Middleton.

Produtos nas lojas em julho.

London style
Rubens Ometto, da Cosan, ganhou o prêmio Personalidade do Ano, da Brazilian Chamber of Commerce. Busca a “taça” dia 14, em Londres.

Na frente
Mar Bechara Boutros el Rai, cardeal libanês e patriarca maronita de Antióquia e todo o Oriente, desembarca em SP pela primeira vez. Dia 30. Entre outros, visitará Aparecida e a exposição 130 Anos de Khalil Gibran, no Memorial da América Latina.

Acontece hoje o seminário 70 anos da CLT. Na sede da Fecomercio, em São Paulo.

O Balé da Cidade de SP comemora 45 anos com apresentações em Lisboa. No fim de semana. Parte do Ano de Portugal no Brasil.

A Lanvin arma almoço, dia 30, no Lounge One do Shopping JK Iguatemi.

Ugo di Pace, Candida Tabet, Fernando Piva e Osvaldo Tenório integram o time da Mostra Black 2013 – que abre dia 28 de maio, no Shopping JK.

Definido o tema da campanha da Associação Nacional dos Defensores Públicos:Pelo Direito de Recomeçar. Em 17 de maio.
O Haiti é aqui

Nenhum comentário: