sexta-feira, abril 05, 2013

O novo, de novo - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 05/04

A ida de Eduardo Campos hoje ao Congresso Paulista de Municípios, em Santos (SP), será um teste para o slogan com que o governador de Pernambuco será "lançado" no programa de TV do PSB, no dia 25. Com as variações "Um novo caminho, um novo Brasil" e "Eu quero conhecer o novo", a proposta é similar à da campanha de Fernando Haddad (PT) em São Paulo: apresentar o pessebista, desconhecido na maior parte do país, como opção de mudança para a sucessão de 2014.

Comparação Campos falará hoje sobre a relação entre União, Estados e municípios, dando como exemplo o trato de seu governo às prefeituras. Quer traçar um paralelo com o que considera centralismo do governo federal.

Cadeado 1 Na reunião de anteontem, Lula e Dilma Rousseff combinaram com Rui Falcão que o PT fechará questão contra emenda à proposta de reforma política que permita janela para troca de partidos por parlamentares.

Cadeado 2 Os petistas acham que, se a brecha for aprovada, a nova legenda resultante da fusão do PPS com o PMN poderá passar de 30 deputados federais dispostos a apoiar Campos, e ter fatia significativa de tempo de TV e acesso a fundo partidário.

Diplomacia O chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general José Elito Siqueira, telefonou ontem para o governador de Pernambuco para negar que haja operação da Abin para investigar sindicato de trabalhadores do porto de Suape.

Bandeirante Com a palestra ontem em Santos, Aécio Neves completa a terceira semana consecutiva com agenda política ao lado de Geraldo Alckmin, focada na conquista do PSDB paulista.

'Dois pastel' Aécio convidou Alckmin para uma escala em um bar do centro histórico santista. Repetiu ritual de campanha do ex-governador Mário Covas e comeu pastel de queijo cercado de garis.

Aliada Cobrada por entidades ontem no Planalto, Dilma se comprometeu a levar à Comissão da Verdade duas reivindicações que achou "justas'': prorrogação do prazo dos trabalhos e a divulgação de relatórios parciais.

Alfinete Questionada sobre a avaliação da política de cotas, a petista cutucou o governo de São Paulo: "Como ex-aluna da Unicamp, fico muito triste com a dificuldade que as estaduais paulistas têm para tratar do tema".

Destinos Após giro pelo Nordeste, Dilma confirmou presença no encontro do PT em Belo Horizonte, dia 15.

Fechado 1 A TV Justiça e as demais emissoras não terão acesso ao depoimento de Marco Feliciano (PSC-SP) hoje no Supremo Tribunal Federal, que será dado ao relator Ricardo Lewandowski e a um juiz de instrução designado.

Fechado 2 A audiência será reservada para atender à exigência legal de ambiente tranquilo, mas será gravada, e a íntegra, divulgada pelo STF. O caso não corre em segredo de Justiça.

Recall Depois de produzir a fala de Renan Calheiros (PMDB-AL) na TV, o publicitário Elsinho Mouco vai gravar com Anthony Garotinho (RJ) e Alfredo Nascimento (AM) para o programa do PR.

Visitas à Folha Jorge Bornhausen, ex-senador e ex-governador de Santa Catarina, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

Elisa Mofarrej, vice-presidente da Mofarrej Empreendimentos, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Paulo Sérgio Millan, diretor executivo, Marcelo Terra, advogado, e Graziele do Val, assessora de comunicação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Feliciano inventou a sessão semi-aberta. Com seu autoritarismo, compromete a imagem da Câmara como Casa do Povo."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre o presidente da Comissão de Direitos Humanos restringir acesso do público às reuniões do colegiado.

contraponto


Pra que discutir com madame?


Ao cumprimentar Dilma Rousseff quarta-feira na posse de César Borges como ministro dos Transportes, o líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho (RJ), contava a aliados do abraço carinhoso que a presidente deu em sua mulher, Rosinha Garotinho. E revelou:

-Dilma disse que gostava mais da Rosinha que de mim, porque eu brigo muito!

Questionado por um jornalista se a petista estava certa, ele brincou:

-Deve estar! Ela é a presidente!

Nenhum comentário: