quarta-feira, abril 17, 2013

Mensalão: duas táticas - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 17/04

Um ministro relata que, depois de passar uma temporada defendendo os réus do mensalão, "o Lula anda querendo pouco ruído em relação à Ação Penal 470". A nova tática de Lula está associada à investigação do Ministério Público sobre sua conduta. No caso da presidente Dilma, além da crítica à sua indicação, um líder petista avalia que a agressividade de José Dirceu "tumultua" no momento da escolha de um novo ministro do STF, que ainda terá de ser aprovado no Senado. Quanto ao PT, acreditam seus dirigentes que o acirramento de ânimos não ajuda na conquista do maior objetivo do partido: livrar os réus do crime de formação de quadrilha.Mensalão: duas táticas

Em busca de protagonismo
O governo enviou MP sobre a dívida dos estados à Câmara. O líder do PT, Wellington Dias (PI), fez projeto igual no Senado. O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentaram seus relatórios ontem.

Projetos regionais
O governador Cid Gomes (CE) não está só. Candidato ao Senado, o governador Wilson Martins (PI) não fala em público, mas também tem restrições à candidatura presidencial do PSB.

O outro lado da lambança
O PT culpa o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), pela derrota, semana passada, na votação da urgência do projeto que retira dos novos partidos o tempo de TV e o Fundo Partidário. Dizem que ele só deu 30 minutos para votação nominal. O que seria inédito em votações tão importantes. Contam que o fez por ciúme. Pois quem colocou o projeto em pauta para ser votado foi o seu vice, André Vargas (PT-PR).

Henrique Alves rebate a bola
Diante das críticas, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), reage: "Matéria polêmica não poderia entrar sem conhecimento dos líderes. Prova desse erro foi a desarticulação: faltaram 23 deputados do PT e 21 do PMDB."

Zé Dirceu cai em desgraça
A presidente Dilma, o ex-presidente Lula e o PT estão possessos com o ex-ministro José Dirceu. A irritação decorre dos insultos ao ministro Luiz Fux (STF). Os petistas avaliam que eles "criam espírito de corpo" e que "polarizam" no momento em que o partido trabalha pela "distensão", visando superar "o clima de linchamento". Sem falar no fato de que foi a presidente Dilma quem indicou Fux.

Conhecer o eleitor
O candidato do PSB à Presidência, governador Eduardo Campos (PE), recebeu pesquisa qualitativa sistematizada pelo cientista político Antonio Lavareda, que ouviu eleitores de seis estados (SP, MG, RJ, BA, PA e RS). Para fins estratégicos, o PSB queria saber o que os eleitores esperam de um candidato ao Planalto como Eduardo.

Fazer mais. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) anuncia hoje investimento de R$ 388 milhões para construir 278 novas UPAs em 218 cidades.

Nenhum comentário: