sexta-feira, abril 19, 2013

Maluco solitário? LUIZ GARCIA

O GLOBO - 19/04
O atentado de 11 de setembro, mais de uma década atrás, passou a ser um capítulo encerrado na guerra entre a maior potência do mundo e o terrorismo islamita quando comandos americanos localizaram Osama Bin Laden e o executaram como merecia: sem dó nem piedade.

Nenhuma voz no lado de cá do mundo condenou o fuzilamento do mais importante líder radical no mundo árabe. A reação generalizada foi de alívio, tanto no Ocidente como no Leste. Sabemos agora que a sensação de segurança pode ter sido precipitada. Como o monstro lendário de Lerna, a hidra do nosso tempo tem muitas cabeças - e talvez faltem Hércules no mundo de hoje.

As bombas na maratona de Boston deixaram três mortos e 176 feridos. Podem ter sido obra de um louco solitário, hipótese aparentemente mais provável. Organizações terroristas precisam, para crescer, de publicidade para seus crimes. E nenhuma iniciativa nesse sentido aconteceu até agora.

Sem qualquer intenção de tirar conclusões apressadas a propósito de um episódio como esse, o crime parece ter sido obra de um lunático solitário. Tomara que seja.

Menos mal, mas não muito. O assassino pode ter agido sozinho - mas também pode ter sido recrutado e treinado por um grupo, grande ou pequeno, de terroristas organizados. E estes, é bom não esquecer, tanto podem ser radicais árabes como malucos nativos. Concordo que pode ser uma hipótese remota - mas, por enquanto, todas as hipóteses estão valendo. A loucura não tem pátria.

É certo que a mais importante organização terrorista conhecida - a al-Qaeda - tem motivação e meios para ações terroristas como o que se viu em Boston. Mas foi algo inteiramente distinto do que aconteceu na explosão das torres gêmeas de Nova York.

O que pode ser apenas um detalhe - e não um álibi para a al-Qaeda ou qualquer outra organização subversiva.

O que não falta, neste nosso mundo complicado, são malucos de todos os tipos - dos solitários aos membros de grupos extremistas.

Nenhum comentário: