terça-feira, abril 30, 2013

Horário nobre - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 30/04

Sem medidas de impacto para anunciar, Dilma Rousseff deverá fazer pronunciamento enxuto na TV por ocasião do Dia do Trabalho, enfatizando o pleno emprego e conquistas pontuais dos assalariados. Para aplacar a revolta das centrais sindicais, a presidente receberá hoje Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral). A ideia é discutir os itens da pauta trabalhista, cabendo ao ministro Manoel Dias (Trabalho) levar a posição do Planalto aos eventos festivos de amanhã, em São Paulo.

Que tal? O governo estuda propor a sindicalistas um calendário escalonado para atender duas de suas reivindicações, projetando para o pós-2014: a redução da jornada para 40 horas semanais e o fim do fator previdenciário.

Contra o tempo A presidente também convocou para hoje reunião com sua equipe para tratar do projeto que regulamenta os direitos dos trabalhadores domésticos. O impasse está nas regras para as indenizações rescisórias.

Ideia fixa A CUT usará seu ato de 1º de Maio em São Bernardo para reforçar a campanha pela regulação da mídia. A entidade esperava ser presenteada com a liberação do canal digital da TV dos Trabalhadores, com alcance restrito hoje, mas o decreto federal não ficou pronto.

Velhos tempos Dilma retomará hoje encontro da articulação política do governo no Planalto. Está marcada para as 8h reunião da presidente com Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Arautos Aliados de Eduardo Campos detectaram digitais de Ideli e Aloizio Mercadante (Educação) nos acenos para convencer Fernando Bezerra (Integração Nacional) a trocar o PSB pelo PT.

Fico Socialistas criticam o assédio deliberado ao ministro, da cota do governador pernambucano, e dão como certa sua permanência na sigla. Dizem que ele só não disse isso textualmente aos petistas para não inviabilizar seu futuro na Esplanada.

Sem retorno Outrora confiante em acordo que fizesse Campos desistir do projeto presidencial, Jaques Wagner (PT-BA) já se mostra mais cético: "Acho que o caminho de volta se estreitou".

Segundo tempo Henrique Alves (PMDB-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL) combinaram novo encontro na próxima segunda-feira com Gilmar Mendes. Os presidentes da Câmara e do Senado querem medir a temperatura da crise entre Legislativo e Judiciário após a conversa inicial de ontem.

Time No evento-teste de reabertura do Maracanã, sábado, Lula, Dilma, Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão e Eduardo Paes posaram para foto simulando um pôster de futebol com cozinheiros que trabalhavam no estádio.

Fatura A Central de Movimentos Populares, que apoiou Fernando Haddad (PT), levou ao prefeito carta cobrando promessas feitas ao segmento na campanha. Além do fim da terceirização na saúde, o grupo quer aprovar o uso social das terras urbanas no Plano Diretor.

Cobertura Mesmo desobrigadas de implantar o 4G este ano fora do circuito da Copa das Confederações, as principais operadoras de telefonia celular indicam ao governo que implantarão o sistema em São Paulo e nos principais polos do interior.

Deixa assim O PDT ganhou a briga com o PSD por vaga na cobiçada Comissão de Transportes da Assembleia paulista. O partido de Gilberto Kassab, hoje com bancada maior que a pedetista, pleiteava cadeira no colegiado, que fiscaliza concessões de estradas e pedágios.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"O recado é claro: os discursos de Dilma não se materializam em investimentos e nem enchem a barriga de ninguém."
DO DEPUTADO FEDERAL ONYX LORENZONI (DEM-RS), sobre as vaias dirigidas à presidente durante evento com agricultores ontem em Campo Grande (MS).

contraponto


Carnê do Baú
Sensibilizado com o apelo de Viviane Senna, que pedia ajuda de empresários para o Instituto Ayrton Senna durante o Fórum de Comandatuba (BA), o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), anunciou que, assim que desembarcasse em Brasília, cobraria de cada deputado uma doação. A meta é atingir R$ 100 mil.

Aplaudido por parlamentares presentes no evento, o peemedebista aproveitou para cobrar a primeira parcela da "vaquinha" ali mesmo:

--Os senhores deputados que estão aqui batendo palmas não reclamem lá fora. Vão ser os primeiros a doar!

Nenhum comentário: