sexta-feira, abril 12, 2013

Efeito Dirceu - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 12/04

Prestes a definir o novo ministro do STF, o Planalto já trabalha com a perspectiva de que o substituto de Ayres Britto enfrentará dura sabatina do Senado. Auxiliares de Dilma entendem que, após a entrevista de José Dirceu, parlamentares cobrarão detalhes da triagem para o posto. A ordem é disseminar entre congressistas que Rosa Weber e Teori Zavascki foram escolhas "acima de qualquer suspeita" e Luiz Fux, nas palavras de um interlocutor, "uma herança do governo Lula".

Menos um Cotado para o STF, Luiz Roberto Barroso vai passar uma temporada no Instituto de Estudos Avançados, de Berlim. Ele era lembrado pela vaga por interlocutores com trânsito no Judiciário desde o governo Lula.

Sem chance 1 Advogados do mensalão não abraçarão iniciativa do setorial jurídico do PT de alegar impedimento de Fux no julgamento.

Sem chance 2 Para os criminalistas, a acusação de que o ministro prometera absolver Dirceu antes de ser indicado ao Supremo poderia ensejar pedido de impeachment definitivo, mas eles não vão topar a empreitada.

DNA Tucanos festejavam ontem os 13 anos de criação do Bolsa Escola, programa que consideram ter sido a gênese do Bolsa Família, vitrine de Lula. Coube a Fernando Henrique Cardoso exaltar nas redes sociais o ato inaugural, em abril de 2001, com o então ministro Paulo Renato Souza (Educação).

Tricô Depois de cumprir agenda em São Paulo, Fernando Pimentel (Desenvolvimento) encontrou FHC no aeroporto. Engataram animada conversa. Têm em comum duas paixões: os vinhos e a literatura ibero-americana.

Cinturão Prefeitos petistas da Região Metropolitana de São Paulo se reúnem hoje em Guarulhos. Tratarão da disputa interna em curso no partido e da eleição para o governo estadual em 2014.

Fla-Flu O presidente do PT-SP, Edinho Silva, vem sendo cobrado a selar o mais rápido possível o acordo para sua sucessão. Nas caravanas pelo interior, claques de Emídio Souza e Vicente Cândido têm trocado insultos. O ex-prefeito de Osasco é o favorito para assumir o cargo.

Avexado Chamou a atenção de senadores o empenho de Aécio Neves pela aprovação do substitutivo que muda a partilha do FPE. O tucano articulou apoio da bancada mineira ao texto, que beneficia Estados do Nordeste.

Copyright Kátia Abreu (PSD-TO) pediu o cancelamento de seu exemplar do clipping de jornais enviado diariamente pelo Senado. A senadora afirma que é "controversa" a elaboração de resumos noticiosos sem autorização e remuneração ao titular dos direitos autorais.

Colheita Após aceno ao MST, a corrente Esquerda Popular Socialista apoiará a reeleição de Rui Falcão no PT.

Visitas à Folha Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Weiller Diniz, assessor de comunicação da Presidência do Senado.

Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel), visitou ontem a Folha. Estava com Carlos Anibal Almeida, diretor executivo da Unidade de Negócio Papel P&D e Inovação da Suzano Papel e Celulose e Ives Gandra da Silva Martins, advogado e presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio-SP.

João Capiberibe (PSB-AP), senador, visitou ontem a Folha. Estava com Julio Moreira, assessor de imprensa.

Tiroteio
"O Congresso se mostra incapaz de cumprir o seu papel, ficando estático ante a demanda popular pela mudança do sistema eleitoral."
DO JUIZ MÁRLON REIS, integrante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, sobre a Câmara ter sepultado novo projeto de reforma política.

Contraponto


Diversão noturna


Em sessão, anteontem, deputados discutiam projeto que restringe acesso de novas siglas a fundo partidário e tempo de TV. Esperidião Amin (PP-SC) defendeu:

--Ficamos mais ou menos na situação da prostituta que, tendo se aposentado com o dinheiro que ganhou, acha que a virtude pública exige o fechamento da zona. Fechemos o mercado ou a zona!

Chico Alencar (PSOL-RJ), crítico da tese, reagiu:

--Compararia com uma gafieira, como as do Rio, que fecharia a entrada antes do horário habitual. Quem entrou, dançou, quem não entrou, não dançará mais...

Nenhum comentário: