quinta-feira, abril 25, 2013

Contra o relógio - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 25/04

Advogados dos réus e ministros do Supremo Tribunal Federal já consideram provável que o substituto de Carlos Ayres Britto na corte não julgue os embargos de declaração do mensalão. O prazo para contestações acaba na semana que vem. Ainda que Dilma Rousseff indique o escolhido nos próximos dias, ele terá de ser sabatinado pelo Senado. Joaquim Barbosa deve marcar a análise dos embargos imediatamente. Já as posses de ministros costumam demorar ao menos 20 dias.

Recado 1 Apesar do protesto de ministros contra a PEC aprovada na CCJ que submete decisões do STF ao Congresso, magistrados entendem que a Câmara deu resposta a casos recentes em que o Judiciário avançou sobre prerrogativas do Legislativo.

Recado 2 Como exemplo, citam a decisão de Luiz Fux de forçar a apreciação de 3.000 vetos presidenciais, depois modificada pelo plenário,e a interpretação de que cabe ao Supremo a palavra final sobre cassações dos mandatos dos mensaleiros.

Goleada Do ministro do STF Ricardo Lewandowski, sobre os quatro gols marcados ontem por seu xará do Borussia Dortmund: "Com quatro gols tomados, o Real Madrid pode apresentar embargos infringentes''.

Cada um... Roberto Gurgel votou a favor do direito de Demóstenes Torres à vitaliciedade no Ministério Público. A relatora Claudia Chagas era contra a garantia por ele ter ingressado na promotoria de Goiás antes de 1988.

... na sua Luiz Moreira, desafeto do procurador-geral da República no CNMP, seguiu a relatora, mas foi vencido. Torres conseguiu o benefício.

Ficção Andréa Pinho, delegada responsável por apurar suposto elo de Lula com o mensalão, é comparada na PF a Helô, personagem de Giovanna Antonelli na novela "Salve Jorge". Além de jovem, é considerada "linha dura".

Pose... A despeito do discurso de alinhamento de Aécio Neves com Marina Silva, o PSDB festeja, nos bastidores, a aprovação do projeto que sufoca novos partidos.

... para foto Tucanos entendem que serão beneficiados com a emenda que recompõe a distribuição do tempo de TV, reduzindo a fatia destinada aos nanicos.

Telinha No radar de Aécio para 2014, o DEM será o partido que contará com o mais expressivo bônus no palanque eletrônico. Outras siglas aliadas do PSDB nas composições regionais, como PTB e PDT, serão turbinadas.

Presente Pelos cálculos tucanos, em São Paulo, a coligação que deve apoiar a reeleição de Geraldo Alckmin ganhará 1min48s em cada programa com a nova regra.

Liberou Apesar dos apelos do Planalto, o PMDB não obstruirá a CPI da Petrobras. Durante reunião da bancada, o líder Eduardo Cunha (RJ) disse que a adesão ao requerimento deve seguir "a consciência de cada deputado".

Blocão Edinho Silva, presidente do PT-SP, abriu tratativas com PMDB e PSD para 2014. Entusiasta de ampla aliança já no primeiro turno para o Bandeirantes, o petista visitou Michel Temer e estará com Gilberto Kassab.

Visitas à Folha José Carlos Dias, advogado e membro da Comissão Nacional da Verdade, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Glenda Mezarob-ba, consultora da comissão.

Antonio Donato, secretário municipal de Governo de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com Everaldo Gouveia, assessor de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"A aprovação dessa proposta pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara representa uma ameaça à democracia."
DE JOAQUIM BARBOSA, presidente do Supremo Tribunal Federal, sobre proposta de emenda que submete decisões da corte ao Congresso.

contraponto


Trégua hospitalar
Durante audiência na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, anteontem, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) foi inquirido diversas vezes sobre a disputa com Aloizio Mercadante (Educação) pela candidatura do PT ao governo paulista em 2014.

Mencionando recente internação do colega de Esplanada para tratar de dores abdominais, Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse ao titular da pasta da Saúde:

--Quer dizer que o Mercadante esteve em suas mãos?

Padilha exibiu sorriso amarelo e respondeu:

--O que importa é que ele está plenamente recuperado.

Nenhum comentário: