sábado, abril 13, 2013

Com que roupa? - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 13/04

Definido o comando paulista do PT, dirigentes da sigla querem decidir em agosto quem será o candidato a governador. A escolha, restrita aos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde), dependerá, além da liberação de Dilma Rousseff e do aval de Lula, de pesquisa qualitativa programada para o final do semestre. Salvo algum desastre impeditivo, o desempenho das respectivas pastas influirá menos que o perfil ideal, a ser traçado a partir da sondagem.
-
Critérios Se a conclusão for a de que é melhor para o partido ter em São Paulo um nome mais associado à presidente, Mercadante é o favorito. Caso a estratégia caminhe para a aposta no "novo", reeditando Fernando Haddad, Padilha deve ser o escolhido.

Pré-estreia O timing de agosto coincide com as inserções de TV a que o PT terá direito. A ideia é já apresentar o candidato nesses comerciais.

Feridas Agora postulante único à presidência do partido em São Paulo, após a desistência de Vicente Cândido, Emídio de Souza coordenou a campanha de Mercadante em 2010, e terminou a disputa rompido com o então candidato. Os dois não voltaram a se aproximar desde então.

Imóvel Padilha evita entrar em bola dividida com o colega de ministério e tem dito a aliados que não fará nenhum gesto para transferir seu domicílio eleitoral de Santarém (PA) para São Paulo sem decisão do partido.

Prévia Os secretários estaduais José Aníbal (Energia) e Bruno Covas (Meio Ambiente) criticam, nos bastidores, o vereador Andrea Matarazzo por centralizar a articulação de sua candidatura à presidência do PSDB paulistano.

Plano B Para evitar choque entre os três potenciais candidatos à prefeitura da capital em 2016, o Palácio dos Bandeirantes cogita o nome do deputado estadual Marcos Zerbini como opção para assumir o comando municipal.

Alterosa Lula e Dilma Rousseff reaparecerão juntos em público no reduto do presidenciável Aécio Neves. Os dois serão estrelas de seminário do PT em Belo Horizonte na segunda-feira, que questionará o chamado choque de gestão do tucano.

Modus... Avisado da iminente derrota na votação da MP dos Portos, o Planalto responsabiliza o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), por incluir na lei a exigência da renovação de concessões posteriores a 1993. Para o governo, a renovação exige análise contratual, e não deve ser automática.

... operandi Cunha reage: "Eles querem escolher politicamente e a partir de critérios subjetivos quem terá seus contratos renovados. Nós queremos transparência e critérios objetivos".

E agora? Dilma pediu ajuda a Michel Temer, que organizou reunião na quinta-feira com ministros e o relator da MP, Eduardo Braga (PMDB-AM). Auxiliares da presidente lembram que o vice assegurou, na escolha do líder, que Cunha "não criaria problemas" ao governo.

Veteranos Em seminário do PPS, em Brasília, Cristovam Buarque (PDT-DF) disse ter em seu gabinete quadro com charge mostrando time de futebol de ex-petistas. "Só tem gente boa", brincou.

Reforço Na quarta-feira, a Secom da Presidência divulgará resultado da licitação para realizar pesquisas de governo. Hoje, as sondagens são feitas apenas pelo marqueteiro João Santana.

Visita à Folha Carlos Roberto (PSDB-SP), deputado federal, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Juliana de Brito Soares, assessora de imprensa.
-
tiroteio

"Ao propor a redução da maioridade penal, Alckmin tenta desviar a atenção das falhas na política de segurança em São Paulo."
DO DEPUTADO PAULO TEIXEIRA (PT-SP), sobre o governador ter anunciado que o PSDB apresentará projeto alterando a lei para punir menores infratores.
-
contraponto


Ossos do ofício

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) lançou ontem no Rio de Janeiro seu livro de poesias "Anônima Intimidade". O evento reuniu empresários e políticos cariocas na Associação Comercial do Rio.

Em determinado momento do evento, o presidente da entidade, Humberto Motta, pediu ao presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, que emprestasse seu exemplar da obra do peemedebista para que pudesse declamar um dos poemas ali mesmo.

Trabuco não resistiu e levou todos às gargalhadas:

--Eu empresto, mas quero receber de volta com juros!

Nenhum comentário: