quinta-feira, abril 18, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Os aviões necessitam voar determinadas horas para sua correta manutenção”
Ministro Cardozo (Justiça), tentando justificar excesso de viagens do governo


EDUARDO CAMPOS SEDUZ ‘INDEPENDENTES’ DO PMDB

O governador Eduardo Campos (PSB-PE) tenta conquistar o apoio da ala independente do PMDB para seu projeto de disputar a Presidência em 2014, apesar de o peemedebista Michel Temer ser vice na gestão da petista Dilma Rousseff. Durante jantar com senadores na terça (16), Campos reclamou que o PT “não aceita contraditório e tem convivência difícil com a base aliada”, e reforçou discurso crítico sobre a economia.

EXPRESSIVO

Anfitrião do jantar, Jarbas Vasconcelos (PE) acha expressivo o número de peemedebistas presentes: “Aliança com PT não é unânime na sigla”.

DISSIDENTES

Do PMDB, participaram Ricardo Ferraço (ES), Pedro Simon (RS), Casildo Maldaner (SC), Luiz Henrique (SC) e Waldemir Moka (MS).

BASE INSATISFEITA

Senadores do PDT, PP, PTB e DEM que também foram ao jantar criticaram a centralização e a falta de diálogo do governo com aliados.

MOCHILEIRA DAS GALÁXIAS

O FBI identificou em 48h o suspeito das bombas terroristas em Boston. A “bomba” Rose, que aterroriza Lula há meses, a PF não desmonta.

ABIN CAÇA QUEM VAZOU ESPIONAGEM NO GOVERNO

O céu está desabando na Agência Brasileira de Inteligência após a bisbilhotagem de portuários de Suape, em Pernambuco, que encrencou o general José Elito, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. O chefe de Segurança Orgânica, Maurício Nunes, caça “vazadores” e critica a “displicência” de Jefferson Mario, responsável pelo Departamento de Integração, no controle de documentos.

CODINOME

O caldo entorna desde e-mail do agente “Elito Trezza” à ONG Xingu Vivo sobre suposta espionagem de ONGs contrárias a Belo Monte.

RAINHA DA SUCATA

A Abin também monitora movimentos sociais. Pena que com canetas e relógios-espiões “made in Paraguai” ou da rua 25 de Março, em SP.

CAMINHO SUAVE

Será sem tropeços o caminho de Dilma: a Presidência da República vai gastar R$ 202 mil para aplicar novos carpetes e pisos flutuantes.

BOCA DE ESPERA

O secretário executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos, ainda trabalha para ser ministro da Advocacia-Geral da União. Mas só no caso de Luís Inácio Adams vir a ser indicado ministro do Supremo Tribunal Federal.

TAC, NEM PENSAR

O jurista Luiz Moreira dará uma dica aos prefeitos no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília, para evitar rolos na Justiça: “Não assinem Termos de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público. Isso restringe o mandato de vocês”.

PATINHO FEIO

Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) critica foco do governo em rodovias, ferrovias e aeroportos em detrimento das hidrovias, que são bem mais baratas: “Dos 40 mil quilômetros de vias navegáveis, só usamos doze”.

HOLOFOTE

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) ganhou apelido de “guardanapo” na Câmara, porque não sai da mesa diretora. Ele chega mais cedo para presidir sessões e já conseguiu discursar três vezes num só dia.

MENINO DO RIO

Ex-queridinho dos investidores, Eike Batista “empobrece”, mas não perde a pose: garantiu que pode honrar compromissos, após a estatal de petróleo Petronas (Malásia) negar interesse na OGX, em Campos.

MOAMBA AFRICANA

Após o BNDES, entra o Banco do Brasil, que vai financiar a represa Moamba, em Moçambique, por US$ 500 milhões, para melhorar o abastecimento na capital, Maputo. O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, de novo, não “sabe de nada”.

DEU EM NADA

A Comissão de Ética do Planalto arquivou denúncia contra o coronel Cláudio Passos. Entre o primeiro e o segundo mandato de diretor da Anac, ele conseguiu um cargo de assessor. A acusação era que, assim, teria mantido prerrogativas que favoreceram sua recondução.

RUMO É OUTRO

O senador Cristovam Buarque (DF) diz já ter comunicado ao PDT que desistiu de disputar a Presidência em 2014 e também não tentará ser vice de Eduardo Campos (PSB-PE): “Ele precisa de alguém de São Paulo, Rio, Minas ou Rio Grande do Sul, e de preferência mulher”.

PERGUNTA NO PLENÁRIO

...já imaginou se fossem antropófagos os índios que invadiram o Congresso?


PODER SEM PUDOR

CONFUSÃO DE NOMES

Reza a lenda, na política do Rio Grande do Norte, que o deputado Antônio Bilu viajou certa vez ao Rio de Janeiro e, ao desembarcar, ordenou ao taxista que o levasse ao Hotel "Zero Quilômetro", referindo-se ao Hotel OK.

- Senador Dantas? - perguntou o motorista, para confirmar o endereço do hotel.

O passageiro respondeu na bucha:

- Não, deputado Antônio Bilu.

Nenhum comentário: