sexta-feira, abril 19, 2013

Aposta governista - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 19/04

Aliados do governador Eduardo Campos (PSB-PE) estão preocupados com o tom de suas críticas ao governo Dilma. Um deles cita pesquisa recente, em Pernambuco, onde Eduardo teria apenas 12 pontos percentuais à frente de Dilma. Reunidos anteontem, PT e PMDB concluíram que a candidatura Eduardo Campos não vai decolar.

PPS: "A história se repete..."

O projeto do presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), desde que o PCB fechou suas portas, em 1991, é o de construir um grande partido democrático de esquerda no país. A candidatura de Ciro Gomes, em 2002, a criação do partido da Mobilização Democrática, com a fusão com o PMN, e a tentativa de aglutinar o PSB e José Serra fazem parte desse processo. O modelo que está sendo seguido é o do Partido Comunista Mexicano, que liquidado por seu líder, Arnoldo Verdugo, em 1981, passou por sucessivas fusões, e revisões programáticas, até virar o Partido da Revolução Democrática (PRD), que fez 32,4% dos votos nas eleições mexicanas de 2012.

"Na maioria dos estados, o PMDB e o PT vão se compor. Em dois terá duplo palanque: RS e SP. Temos que acertar quatro casos: SC, RJ, MS e BA"
Valdir Raupp 
Presidente do PMDB, em exercício, e senador (RO)

UPPs tipo exportação

O funcionamento das UPPs despertou o interesse do governo Evo Morales (Bolívia). Por isso, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) está organizando com o governo do Rio a visita de 20 autoridades bolivianas aos morros cariocas.

O dono da bola

A Cúria Metropolitana do Rio está avaliando a realização de uma partida amistosa de futebol durante a vinda do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude. O jogo seria realizado no Maracanã e a ideia é trazer ao Brasil o time do coração do Papa, o San Lorenzo de Almagro, para uma partida contra um dos times cariocas.

Beija-mão

A lista de autoridades de Norte a Sul do país que pede uma audiência com o Papa Francisco é de assombrar. São centenas, do baixo ao alto escalão. Para atender a demanda, foi sugerida uma missa especial para os VIPs na Igreja da Candelária.

Pressionando a Petrobras

A bancada federal do Rio Grande do Norte, liderada pelo presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), esteve ontem com a presidente da Petrobras, Graça Foster. A governadora Rosalba Ciarlini e a prefeitura de Mossoró, Cláudia Regina, integravam a comitiva que foi protestar contra o desemprego provocado pela suspensão de dois empreendimentos no estado.

Garoto propaganda

O ex-presidente Lula esteve em Nova York, na semana passada, a convite de André Esteves, do Banco BTG Pactual. Fez palestra para um grupo de investidores estrangeiros e brasileiros. Sustentou que é seguro apostar no Brasil.

Pente-fino

Os parlamentares vão acompanhar on-line a execução de suas emendas às obras e aos programas do Ministério da Saúde. O ministro Alexandre Padilha vai apresentar o novo programa semana que vem aos presidentes da Câmara e do Senado.

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, vai falar na Câmara dos Deputados, em 7 de maio, sobre o combate à corrupção policial.

Nenhum comentário: