terça-feira, abril 30, 2013

A polêmica - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 30/04

Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), colocaram nas mãos do ministro Gilmar Mendes (STF) a resposta ao dilema: quem tem direito ao tempo de TV? Os partidos ou cada deputado? E alertaram: se o STF permitir que aqueles que mudarem levem seu tempo de TV, cada um dos 513
deputados será um potencial partido.

FH cobra retribuição
Os tucanos relatam que foi dura, e franca, a última conversa entre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra. Na mesa, o apoio à candidatura do senador Aécio Neves à Presidência e a eventual saída de Serra do PSDB. Contam que FH disse a Serra que o partido "fez tudo a vida toda" por ele. Destacando que ele concorreu ao que quis, na hora que quis e teve o apoio de todos os tucanos. Lembrou as campanhas a presidente, Senado, governador e prefeito. Mas agora, completou FH, está na hora de Serra fazer uma reflexão e ceder, apoiando Aécio Neves a presidente e colocando de uma vez por todas um fim nas disputas internas.



"Vamos definir o palanque da presidente Dilma e depois resolver as pendências regionais"
Rui Falcão
Presidente nacional do PT, sobre as reuniões de cúpula entre o PT e o PMDB

Questão fechada
A presidente Dilma avisou aos ministros que não aceita em hipótese alguma projetos que mudem o Estatuto da Criança e do Adolescente ou que reduzam a maioridade penal, como quer o PSDB. A ordem à base aliada é rejeitar as propostas no Congresso. E, se forem aprovadas, Dilma vai vetar.

A conversão
Os tucanos se divertiram ao ouvir o governador Jaques Wagner (BA), no Fórum de Comandatuba, defender a gestão da iniciativa privada de equipamentos públicos (como a Fonte Nova). Proclamaram: "Bem-vindo à social-democracia".

Reviravolta na reta final
A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) está surpresa com a reação de membros da Secretaria Nacional Antidrogas (Justiça), diante da proposta de parceria com as comunidades terapêuticas para tratamento de dependentes químicos. Ocorre que ela foi incluída no projeto de lei porque a secretária anterior, Paulina Duarte, convenceu o governo da correção da medida.

Reação da vizinhança
Moradores da quadra 706 Sul, em Brasília, estão denunciando o governo local por ter alugado uma casa por R$ 19,5 mil. No imóvel, a Secretaria de Saúde pretende instalar um Centro de Acolhimento e Combate ao Crack e ao Álcool.

Atendimento aos turistas
O ministro Moreira Franco (SAC) foi cobrado pela governadora Roseana Sarney (MA) para licitar os serviços terceirizados para dotar o aeroporto de São Luís dos serviços de: farmácia, restaurante, banca de jornal, lanchonete e loja de artesanato.

A polêmica
Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), colocaram nas mãos do ministro Gilmar Mendes (STF) a resposta ao dilema: quem tem direito ao tempo de TV? Os partidos ou cada deputado? E alertaram: se o STF permitir que aqueles que mudarem levem seu tempo de TV, cada um dos 513 deputados será um potencial partido.

Eles sabem tudo
Há 11 brasileiros na lista dos 500 mais poderosos da revista "Foreign Policy": a presidente Dilma; os ministros Antonio Patriota, Celso Amorim e Guido Mantega; Alexandre Tombini (BC); Maria das Graças Foster (Petrobras); Ricardo Paes de Barros (SAE); Joseph Safra; Fernando Haddad; Wagner Freitas (CUT); e o deputado Sérgio Guerra (foto).

O ministro Antonio Patriota (Itamaraty) pediu votos a favor de Roberto Azevêdo, para a OMC, para cerca de 100 chanceleres. A decisão sai dia 8 de maio.

Nenhum comentário: